Pacientes que fazem o uso de insulina dos NPH e Regular têm enfrentado dificuldades para terem acesso gratuito aos medicamentos. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena (Sesap) afirmou que há um atraso no repasse dos insumos por parte do Ministério da Saúde e, consequentemente, do Estado.
Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
O município esclareceu que está encaminhando os pacientes para a retirada dos medicamentos na Rede Farmácia Popular, que também são gratuitos, até que seja regularizado o abastecimento.
Confira a nota completa:
‘Desde março/2021 vêm ocorrendo atrasos na entrega das insulinas NPH e Regular ao Município de Barbacena por parte do ESTADO DE MINAS GERAIS e consequentemente por parte do MINISTÉRIO DA SAÚDE que distribui esses medicamentos ao ESTADO. As justificativas por parte do MINISTÉRIO DA SAÚDE estão descritas na NOTA INFORMATIVA Nº 2/2021-CGAFB/DAF/SCTIE/MS.
Em 30/04/2021 a Superintendência Estadual de Saúde – SES comunicou, via e-mail às Regionais de Saúde que estavam providenciando tratativas para aquisição de quantitativo das insulinas via ESTADO DE MINAS com objetivo de evitar maiores atrasos.
E em 19/05/2021 o Município de Barbacena-MG fez contato via e-mail com o almoxarifado da SES-MG responsável pela distribuição das insulinas solicitando um posicionamento concreto sobre a previsão de entrega dos insumos ao Município onde tivemos a resposta que o pedido ainda não está faturado, pois aguardam a entrega pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE e que será entregue fora do prazo estabelecido no Cronograma (14/05/2021).
Estamos direcionando todos os pacientes a retirarem a Insulina NPH na Rede Farmácia Popular, que também disponibiliza o medicamento de forma gratuita, até que seja normalizada a entrega ao Município pelo ESTADO de MINAS.’
Fonte: Barbacena Online