Mercado de dermocosméticos une Fecofar e Princípia

Mercado de dermocosméticos
Representantes das sete redes associadas se encontraram com delegação da Principia na sede da Fecofar / Foto: César Ferro

Com o objetivo de fortalecer a presença das redes associadas no mercado de dermocosméticos, a Fecofar une forças com a Principia, uma das principais fabricantes nacionais da categoria. Executivos da entidade e da indústria firmaram o acordo em março, com cobertura exclusiva do Panorama Farmacêutico.

A iniciativa já beneficia os 3,3 mil PDVs administrados pelas sete redes que integram o grupo – Drogarias Max (RJ), Farmácias São Rafael (SC), Farmais (SP), Grupo AMR (MG), Grupo Redemed (PE), MasterFarma (SC) e Rede Multidrogas (SP).

“O apoio de uma indústria de referência no segmento será fundamental não apenas para ampliar o volume de negócios, como também para conscientizar o pequeno e médio varejo sobre a relevância da categoria para agregar novos clientes e fidelizá-los”, observa Willians Robles, administrador executivo da Fecofar.

“Hoje damos um passo importante na categoria onde não teremos exclusividade com a Principia, mas eles estão nos apoiando e ajudando a desenvolver a categoria de dermocosméticos, que passa a ser um projeto estratégico da Fecofar”, acrescenta o executivo. A entidade tem como meta desenvolver 10 projetos estratégicos em 2025, todos com foco total em levar oportunidades de crescimento aos associados.

Capilaridade como trunfo para avançar no mercado de dermocosméticos 

Para avançar de forma consistente no mercado de dermocosméticos, a entidade aposta na capilaridade como um dos trunfos. As sete redes mantêm presença em 1.262 municípios de 24 estados, representando tanto o associativismo como o franchising

“A grande rede é que faz um trabalho mais aprofundado nessa categoria. No pequeno e médio varejo, há o desejo de trabalhar esse produto, mas existem gargalos quanto ao mix e à precificação”, analisa o executivo. Por meio da parceria, a Principia atuará oferecendo treinamentos e capacitações sobre temas como layoutização e gerenciamento de categoria.

Iniciativa será clusterizada 

Destaque Principia
Executivos da entidade e da fabricante celebraram a parceria em março / Foto: César Ferro

Assim como o projeto realizado junto à Clinicarx para impulsionar os serviços de assistência farmacêutica, a iniciativa será clusterizada, ou seja, dividida em diferentes níveis de acordo com a realidade de  cada empreendedor. A ideia é conseguir levar de forma acessível e democrática essa venda para todos os associados interessados.

Não podemos montar um modelo único. Por isso, estamos estabelecendo um planograma de acordo com o tamanho do mix em cada loja associada”, finaliza.

Febrafar celebra 25 anos e já representa 16,6% do setor

FEBRAFARAssociativismo, varejo farmacêutico
Jantar da Febrafar comemora os 25 anos da entidade

O jantar que celebrou os 25 anos da Febrafar, que mobilizou mais de 1.500 dirigentes e executivos do setor no Espaço Unimed (SP), foi mais uma mostra da robustez do associativismo. A entidade contabiliza 17.195 lojas em operação em 3.515 municípios das 27 unidades da federação, um avanço de 35,4% nos últimos cincos anos. Em 2020, eram 16.697 farmácias.

Com aumento de 15,3% nos últimos 12 meses referentes a dezembro de 2024, a federação alcançou uma receita de R$ 36,9 bilhões, crescimento de 84,2% na comparação com 2020, quando totalizou R$ 20 bilhões.

 

FEBRAFARAssociativismo, varejo farmacêutico
Fonte: IQVIA/ Febrafar

“Atualmente, as 70 redes associadas representam 18,3% do número de farmácias no Brasil, com 16,7% de market share. Em 2020, essa participação de mercado era de 14,3%, o que nos consolida como o grupo que mais cresce no varejo farmacêutico brasileiro”, comemora o presidente Edison Tamascia.

FEBRAFARAssociativismo, varejo farmacêutico
Fonte: IQVIA/ Febrafar

Entre os objetivos estratégicos para os próximos cinco anos, a Febrafar planeja alcançar, no mínimo, 20% de market share em 2030. Também fazem parte da meta mapear, validar e desenvolver novos negócios e inovações tecnológicas, especialmente as que envolvem o uso de inteligência artificial (IA).

Os motores de crescimento da Febrafar

Embora o setor farmacêutico tenha enfrentado desafios ao longo dos anos, a Febrafar conseguiu resultados bem superiores aos de outros segmentos. O desempenho da rede é um reflexo de sua capacidade de adaptação às novas exigências do mercado e do investimento contínuo em inovação.

“Entendemos que o mercado não é mais apenas sobre preço. As farmácias precisam oferecer uma experiência mais completa ao consumidor. E é isso que oferecemos para nossas redes por meio de nossas ferramentas”, ressalta Tamascia.

Segundo ele, a digitalização segue como um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, como uma grande oportunidade para o setor. Farmácias que implementaram soluções como delivery e outras tecnologias para otimizar processos estão mais bem preparadas para o futuro. “Digitalizar-se não é apenas uma tendência, mas uma necessidade”, alerta o executivo.

Além disso, a presença digital vai além da venda de produtos. A comunicação por meio de redes sociais, aplicativos e plataformas como o Google Meu Negócio, tem se mostrado fundamental para atrair e fidelizar clientes. “Farmácias que não investirem nesse canal correm o risco de se tornar invisíveis para um público cada vez mais digitalizado”, alerta.

Contudo, nesse contexto, as farmácias independentes e redes regionais enfrentam crescente pressão para se modernizar e se adaptar às novas exigências do mercado. Para competir com as grandes redes, é necessário oferecer um serviço mais completo e diferenciado. “O associativismo tem sido uma solução eficaz para muitas dessas farmácias, proporcionando acesso a ferramentas de gestão, marketing e digitalização”, afirma Tamascia.

Entretanto, o executivo destaca que o associativismo deve ir além da simples compra coletiva de produtos. É fundamental que as associações ofereçam as ferramentas necessárias para a transformação digital e adaptação ao novo perfil de consumidor.

Ainda em relação às tendências para o setor farmacêutico, ele aponta para a continuidade da digitalização e da diversificação do portfólio de produtos. Farmácias que agregarem itens de bem-estar, cosméticos e cuidados com a saúde à sua oferta terão maiores chances de sucesso. “A diversificação de produtos não significa apenas vender mais, mas vender melhor”, afirma Tamascia, ressaltando a importância de entender o perfil do consumidor e atender suas necessidades de forma mais abrangente.

Febrafar
Fundação: fevereiro de 2000
Capilaridade: 17.195 farmácias em mais de 3.515 municípios de todas as unidades da Federação
Faturamento: R$ 36,9 bilhões
Share no varejo farmacêutico: 16,7%

Troca no comando e brigas internas determinam fim da BRCann

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Fim da BRCann
Associação entrou em declínio no último ano, perdendo clientes e membros – Foto: Canva

Um anúncio próximo deve decretar o fim da BRCann, segundo apurações da colunista Anita Krepp, do portal Poder360. De acordo com a reportagem, a Associação Brasileira das Indústrias de Canabinoides (BRCann) começou a perder forças no ano passado, caminhando lentamente até o cenário atual.

O início do declínio coincide com a troca no comando da instituição, que deixou de ser liderada pelo jornalista Tarso Araújo e foi assumida por Bruna Rocha.

Problemas com os clientes aceleraram o fim da BRCann

A alteração na direção não foi o único problema da entidade, que chegou a representar mais de 23 empresas em maio do ano passado. A nova gestão optou por trabalhar prioritariamente com o lobby pela cannabis nas farmácias, afastando aqueles associados que atuavam por importação respaldada pela RDC 660.

Esse desalinhamento gerou um clima de disputa, que passou a tomar conta das reuniões e incendiar brigas e discussões entre os membros. O atual momento também dificultou as conversas, já que a Anvisa está revisando as normas estabelecidas pela RDC 327, que autoriza a venda de produtos à base de cannabis nas farmácias brasileiras.

Grupo Votorantim dobra sua participação no capital da Hypera

Capital da Hypera
Grupo tinha cerca de 5% das ações, e agora tem 11% – Foto: Divulgação

A porcentagem do capital da Hypera controlado pelo Grupo Votorantim cresceu recentemente, após a companhia adquirir mais uma fatia e intensificar seus investimentos no setor de saúde, saindo de 5,6% para 11%. As informações são do Estadão.

Junto ao anúncio da compra a companhia confirmou que finalizou um acordo com os atuais controladores para eleger dois representantes para o conselho de administração. A decisão será oficializada na assembleia anual de acionistas, realizada em 25 de abril.

João Schmidt, presidente da Votorantim S.A., e Cláudio Ermírio de Moraes, acionista do grupo, são os dois nomes mais bem cotados no momento. “Vamos dar todo apoio necessário para a gestão da Hypera”, declarou o primeiro.

Capital da Hypera sofre com especulação de aquisição

Os últimos meses têm sido agitados na Hypera, com as constantes tentativas de fusão, aquisição e disputas judiciais orquestradas por Carlos Sanchez, dono da EMS. O Panorama Farmacêutico noticiou cada etapa dessa história, desde o impacto das primeiras propostas de fusão à retirada da oferta, disputas no conselho, na justiça, e as denúncias de omissão de informações.

Novo Nordisk investe R$ 6,4 bi em planta de Montes Claros (MG)

Novo Nordisk
Unidade já é responsável pela demanda nacional, além de suprir outros 70 países / Foto: Canva

Até 2028, a Novo Nordisk investirá R$ 6,4 bilhões em sua operação brasileira. A planta de Montes Claros (MG) terá capacidade de produção ampliada das enzimas utilizadas na produção de insulina das canetas injetáveis Ozempic e Wegovy. As informações são do Valor Econômico.

O aporte foi anunciado na manhã desta segunda-feira, dia 7, em evento que contou com a presença de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, o ministro de Indústria, Desenvolvimento e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin. Segundo Lars Fruegard, CEO da farmacêutica, esse é o maior investimento destinado pelo laboratório para a região.

Já a vice-presidente corporativa da afiliada no Brasil, Isabella Wanderley, destaca a importância da unidade. “Cerca de 25% das exportações de medicamentos do Brasil são da Novo Nordisk”, afirma. Na cidade, a companhia produz o suficiente para suprir a demanda nacional e ainda enviar produtos para outros 70 países.

Montes Claros recebe segunda leva de investimentos da Novo Nordisk 

Em setembro do ano passado, a Novo Nordisk já havia anunciado um investimento de R$ 500 milhões na unidade de Montes Claros. Na época, o objetivo era expandir a produção das enzimas utilizadas na formulação dos medicamentos análogos de GLP-1.

Agora, o aporte bilionário mira uma expectativa de crescimento na demanda por esses remédios, mesmo com o fim da patente do Ozempic em 2026. “Fizemos uma submissão para à Conitec para inserir o Wegovy no tratamento de pacientes com obesidade e histórico de doenças cardiovasculares”, argumenta Isabella.

Farmacêutica conquistou aprovação para insulina semanal 

Começando um 2025 movimentado, há um mês, a Novo Nordisk comemorou a aprovação pela Anvisa de sua insulina semanal. A informação foi confirmada em primeira mão durante um almoço com a imprensa, no qual o Panorama Farmacêutico esteve presente. A Icodec ainda precisa ter seu preço definido pelo CMED.

Rodadas de Negócios das Farmácias Associadas movimentam R$ 54,8 milhões

Farmácias Associadas
Bom resultado auxilia em plano de expansão – Foto: Divulgação

As Rodadas de Negócios das Farmácias Associadas estão se confirmando um sucesso, movimentando R$ 54,8 milhões em transações diretas com a indústria.

Trata-se do maior faturamento já registrado nos Business Meetings da marca, evento que reúne fornecedores e associados promovendo condições exclusivas e competitivas antes da alta anual de medicamentos.

A edição de março, realizada em Campo Grande (MS), marcou a estreia da rodada de negócios na região centro-oeste, com um faturamento de R$ 13,7 milhões, superando a meta inicial de R$12 milhões. Já em Porto Alegre, a 10ª edição do evento realizado no último dia 25, alcançou os R$4 1,1 milhões, um aumento de 14,5% em relação ao ano anterior.

“A Business Meeting proporciona aos participantes a oportunidade de adquirirem itens a preços vantajosos, com condições de pagamento flexíveis, o que fortalece a posição dos associados no mercado e ainda possibilita que possam oferecer aos clientes produtos com valores mais competitivos”, afirma Ben Hur Jesus de Oliveira, presidente das Farmácias Associadas.

Expansão das Farmácias Associadas aposta em força do modelo

A rede busca inaugurar 300 lojas ainda em 2025, alcançando a marca de 2 mil PDVs em todo o país. Estimativas internas ainda apontam para um crescimento de 10% no faturamento e uma geração de mais de 12 mil empregos de forma direta ou indireta.

“Nós apresentamos um modelo que agrega pequenas e médias empresas independentes. Ele não só estimula os negócios individuais, mas também garante que a diversidade e a acessibilidade no setor farmacêutico sejam mantidas, beneficiando toda a sociedade ao promover uma concorrência justa”, explica o executivo.

Lolly Brasil amplia soluções para higiene nasal

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Lolly Brasil, higiene nasal
Foto: Divulgação

A Lolly Brasil amplia sua linha de produtos com a RespireBem Lolly Kinddy, desenvolvido para facilitar a higiene nasal de bebês e toda a família. A nova coleção reúne itens essenciais para o dia a dia, proporcionando mais conforto e bem-estar.

Nova família Lolly Brasil reúne quatro soluções 

A Lolly Brasil reuniu quatro soluções nessa nova família de aliados em favor da higiene nasal.

Seringa de lavagem nasal

Projetada para remover secreções e proporcionar alívio imediato, a seringa contribui para uma respiração mais tranquila, melhorando o sono e a alimentação. Seu design inclui uma base que a mantém em pé, além de um copo translúcido para dosagem precisa e uma ponta de silicone suave

Frasco de Lavagem Nasal

Com formato anatômico, o frasco de 250 ml facilita a higienização das vias respiratórias. Conta com um bico de silicone macio e válvulas que regulam o fluxo e tornam mais prática a aplicação do soro fisiológico

Respirador Nasal 2 em 1

Indispensável para aliviar a congestão nasal em bebês. Seus bicos anatômicos se ajustam a qualquer narina, garantindo uma higienização mais rápida e eficiente

RespireBem – Aspirador Nasal por Sucção

Ideal para desobstruir as vias respiratórias, permite que a sucção seja feita pela mãe ou cuidador. Disponível em duas versões, conta com pontas macias e anatômicas, além de um retentor de segurança. Sua tecnologia dispensa o uso de filtros, tornando a utilização mais prática

Distribuição: sistema próprio
Analista de trade e marketing: Laura Bertoni – laura.bertoni@lollybaby.com.br

Grupo AMR Saúde investe R$ 40 milhões em expansão

GRUPO AMR SAÚDEAMR Saúde, varejo farmacêutico
A CEO Kelly Rezende: com mais de 450 farmácias, companhia quer replicar estratégia de crescimento adotada no Sudeste | Foto: Divulgação

O Grupo AMR Saúde, responsável pelas bandeiras Drogaria Americana, Farma Justa e Poupe Já, quer ampliar seus horizontes. Após conquistar forte presença no Sudeste, de onde é originária, a varejista direciona agora seu olhar para o Nordeste.

Das 100 inaugurações previstas para este ano, 70 têm a região como palco, sendo que os estados da Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco estão entre os mais estratégicos. “Focamos em cidades de 50 mil a 100 mil habitantes”, afirma a CEO Kelly Rezende. O movimento demandará R$ 40 milhões de investimentos.

Em quase 18 anos de história, a companhia soma mais de 450 farmácias, espalhadas por nove estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, além do Distrito Federal.

Os bastidores da expansão do Grupo AMR Saúde 

Em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico, Kelly revelou mais detalhes de como o AMR Saúde deseja ganhar o mercado nordestino. “Já fizemos nosso nome nas praças em que atuamos, mas agora o desafio é diferente. Por isso, nosso presidente Jeefferson Reis, abrirá lojas próprias do grupo como nosso cartão de visita”, revela a CEO. A companhia também já conta com uma equipe de expansão dedicada exclusivamente ao Nordeste.

Outro projeto que a varejista colocará em prática será a inauguração de uma sede administrativa em Recife (PE). “Precisamos estar perto dos franqueados, entender a realidade e os desafios do mercado local. Por isso tomamos a decisão de termos um escritório na região”, explica.

Rede já inaugurou 14 PDVs neste ano

Das 100 farmácias previstas para 2025, no primeiro trimestre, o AMR Saúde já inaugurou 14 unidades, das quais metade está no Nordeste. “Já fincamos bandeira em sete municípios entre Pernambuco e Rio Grande do Norte”, comemora a executiva.

Com foco na conversão de bandeira, o grupo almeja levar uma gestão mais profissionalizada para o varejo independente. “Nosso objetivo é criar um ecossistema sustentável no setor farmacêutico. Queremos nos tornar parceiros do pequeno e médio gestor, mostrando como a entrada em uma franquia pode garantir mais competitividade e sustentabilidade para o negócio”, afirma Reis.

Dez maiores farmacêuticas detêm 48,6% das vendas

MAIORES FARMACÊUTICASFarmácias, indústrias farmacêuticas, varejo farmacêutico
Foto: Freepik

Márcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico

As dez maiores farmacêuticas do Brasil cresceram dois pontos percentuais acima da média do setor em 2024, ampliando a concentração de mercado. Juntas, essas empresas movimentaram R$ 111,7 bilhões com vendas para farmácias, o que equivaleu a um avanço de 13,6% sobre 2023. O volume de negócios dos mais de 440 laboratórios em atuação no país teve alta de 11,6%.

De acordo com os dados da Close-Up International, as representantes do top 10 somam 48,6% do montante total de R$ 229 bilhões. Em 2023, perfaziam 47,7% do faturamento geral. A liderança segue nas mãos do Grupo NC, controlador da EMS e que totalizou receita de R$ 26,4 bi. Porém, a companhia teve incremento abaixo de dois dígitos – 9,6%.

A então vice-líder Hypera também teve evolução mais tímida, com alta de 7,3%, e viu a Eurofarma pular para a segunda posição. Esta, por sua vez, foi uma das que apresentou a maior alta em 2024. A receita aumentou 22,4%, abaixo apenas do desempenho do Grupo Cimed e da Novo Nordisk, ambas com percentual de 23,2%.

As dez maiores indústrias farmacêuticas do Brasil
(faturamento em bilhões de R$ no ano passado)

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Fonte: Close-Up International

Maiores farmacêuticas do Brasil de olho em expansão de portfólio

A concentração de mercado das maiores farmacêuticas do país é um processo histórico na visão do diretor-geral da Close-Up International no Brasil, Christian Becker. “Mas nos últimos anos, o varejo farmacêutico está mirando a expansão de portfólio para turbinar as vendas. As empresas que ocupam a dianteira identificaram que podem proporcionar essa demanda”’, frisa.

A ampliação do sortimento favorece ambos os lados. A indústria ganha competitividade e aumenta seu share, oferecendo também melhores condições de negociação para o varejo. Para as farmácias, a elevação do tíquete médio do consumidor contribui para resultados mais consistentes. ’’A tendência entre laboratórios é aumentar a briga por carteiras de clientes’’, avalia.

Fusões e aquisições na indústria podem alterar cenário

Outro movimento que pode levar a mudanças nesse cenário são as fusões e aquisições que vêm ocorrendo no setor. A mais recente movimentação envolveu a Eurofarma, que comprou 60% de participação na Dermage. Segundo Becker, embora o custo de financiamento no país esteja elevado, operações desse tipo serão cada vez mais frequentes. ‘’É complementação de portfólio com empresas crescendo em determinados nichos’’, frisa.

A busca por diversificação de itens nas gôndolas é verificada em todos os grandes players da indústria. “O lançamento de um medicamento exclusivo, como fez a Novo Nordisk com o Ozempic, acaba criando uma reserva de mercado, seja pela questão da patente, seja pela complexidade de produção do fármaco’’, pontua.

Farmácia Popular impulsiona fabricantes de medicamentos

As medidas governamentais em relação ao Programa Farmácia Popular, que ampliou as categorias de medicamentos de distribuição gratuita nos PDVs, foi outro fator que deu impulso a alguns laboratórios. “Em situação parecida estão os fabricantes de genéricos, mais baratos, mas que ainda entregam uma boa margem ao varejo’ e para os quais parte da população vem dando preferência”, acrescenta.

O advento de nichos como nutracêuticos, fitoterápicos, suplementos e vitaminas contribui para dar mais vigor à corrida pela atenção do shopper. Adicionalmente, indústrias de itens de consumo, cujos produtos eram mais direcionados a supermercados, já respondem por 32% das vendas totais em farmácias. Entre elas, Coca-Cola, Unilever e Procter & Gambler.

Decisões de investimentos seguem dinâmica do varejo farma

O consultor independente Cesar Bentim destaca que oito dos dez laboratórios da listagem são nacionais. “Além disso, as farmacêuticas que avançam a dois dígitos estão fazendo um bom trabalho de conjugação da inteligência competitiva e gestão acurada do portfólio, com aposta em medicamentos e produtos inovadores’’, ressalta.

Sobre a troca de posições no ranking, Bentim evita fazer análises generalizadas. “A Cimed, por exemplo, tomou a quinta colocação do Aché, mas as companhias não disputam o mesmo nicho. Na primeira, o forte são os não medicamentos, como a linha Carmed, de hidratantes e protetores labiais. Já no Aché, 80% dos itens são de prescrição médica”, observa.

Para o especialista, no entanto, a tendência futura é que alguns players do grupo de elite desacelerem, enquanto outras empresas de fora do top 10 ganhem espaço. Ele atenta especialmente para os avanços da Sandoz e da Geolab, respectivamente de 20,7% e 17,7%.

Portal estreia seção com especialistas do varejo farmacêutico

ESPECIALISTAS DO VAREJO FARMACÊUTICOVarejo farmacêutico, farmácias, automação, transformação digital, assistência farmacêutica, gerenciamento de categorias, gestão, precificação
Foto: Freepik

O Panorama Farmacêutico estreia neste mês de abril uma seção dedicada aos Especialistas do varejo farmacêutico. Com esse novo projeto, o portal avança mais um passo no propósito de conectar os principais atores do mercado e fomentar o desenvolvimento setorial.

A coluna contará com nomes de referência no mercado, selecionados por um rigoroso processo de curadoria do portal. O espaço representa uma oportunidade para gestores de farmácias independentes e de redes regionais terem acesso a um atendimento personalizado. A interação ocorrerá por meio de sessões online previamente agendadas e terá caráter estritamente de orientação.

Os consultores ainda assinarão artigos e participarão de entrevistas em formato de podcasts e videocasts, bem como tirar dúvidas dos empresários em webinars exclusivos conduzidos pela equipe de redação. “Será uma autêntica clínica para sanar as principais dores que cercam o dia a dia do varejo farmacêutico, incentivando a transmissão de conhecimentos e elevando os negócios do setor a um outro patamar”, enfatiza Paulo Piratininga, publisher do portal.

Especialistas do varejo farmacêutico terão exclusividade em suas áreas

Cada um dos especialistas do varejo farmacêutico terá exclusividade em suas respectivas áreas de atuação. “São temáticas muito associadas à transformação radical por que vêm passando as farmácias nos últimos anos, que envolvem novas tecnologias e estratégias para reter consumidores cada vez mais exigentes”, reforça Piratininga.

Head comercial e de soluções da Interplayers, que agrega a plataforma Clinicarx, onde atua como head de serviços de saúde e novos negócios. Acumula 16 anos de experiência no canal farma, com passagens pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e pelos conselhos regionais da categoria em São Paulo e no Rio Grande do Sul

Engenheiro, especialista em varejo, tecnologia e indústria 4.0, vive entre a Europa e o Brasil em busca de novas tecnologias que possibilitam maior agilidade e produtividade aos gestores do varejo. Trabalha com automação para farmácias desde 2022

Monica é vice-presidente da Retail Farma Brasil, plataforma de educação e desenvolvimento profissional focada em lideranças e executivos do varejo. A empresa conta com cursos e treinamentos para todos os eixos do canal farma

Fundador do Grupo Hiper Saúde, primeira farmatech do Brasil dedicada a transformar o varejo farmacêutico por meio da inovação e da tecnologia. Há mais de 14 anos, identificou uma oportunidade no setor e deu início à sua jornada empreendedora com a fundação da RM Farma, conectando os principais players da indústria, distribuição e varejo

O CEO da Proffer auxilia empresas na implementação de inteligência artificial nos processos de precificação de seus produtos, apostando em tecnologia e gestão de dados

Especialista em TI e gestão empresarial, constituiu há dez anos a Procfit, que atua na adoção de sistemas de gestão e automação comercial para distribuidoras e redes de farmácias