As ações da Hypera (HYPE3) na bolsa fecharam a terça-feira, dia 22, com um aumento de 7,45%. Os papéis foram impulsionados após a oficialização de uma proposta de fusão por parte da EMS, noticiada pelo Panorama Farmacêutico. As informações são do portal Seu Dinheiro.
A criação de uma nova gigante da saúde foi bem recebida pelo mercado. Nas contas do Itaú BBA, a potencial nova companhia, resultante da fusão, teria um valor patrimonial combinado de R$ 47,5 bilhões, com a Hypera detendo uma participação de 40% e a EMS detendo uma participação de 60% antes da potencial oferta pública de aquisição (OPA).
Ações da Hypera vivem ano delicado
O bom resultado registrado na tarde de ontem, no entanto, não foi o suficiente para reverter o quadro de redução no valor de suas ações apresentado pela companhia nesse ano.
Desde janeiro a HYPE3 já registrou uma redução acumulada de 19%, queda impulsionada principalmente pela má reação do mercado a primeira série de medidas apresentada, na última segunda-feira, dia 21, pela empresa para reverter o quadro financeiro da farmacêutica.
Na oportunidade a Hypera anunciou um plano de otimização de capital e interrupção das projeções financeiras que foi mal avaliado por investidores e instituições como o Itaú BBA, que rebaixou sua recomendação para as ações de “compra” para “neutro”, ao fechamento do mercado na segunda feira as ações da companhia tinham caído aproximadamente 17% na bolsa de valores brasileira.