Viver um parto pré-termo, mais conhecido como prematuro, pode ser uma experiência assustadora para a maioria dos pais. Ele ocorre quando o bebê nasce antes do final da 36ª semana de gravidez.
Geralmente esse tipo de parto é o resultado de complicações durante a gravidez que são difíceis de prever e controlar. Nesses casos, seguir as recomendações de profissionais qualificados é muito importante para garantir que você e seu bebê estejam em segurança.
O que é parto pré-termo?
O parto pré-termo (também conhecido como nascimento prematuro) é quando o bebê nasce antes de 36 semanas de gravidez. Normalmente, uma gravidez dura entre 37 e 42 semanas.
Se o neném nascer antes desta janela, apesar de uma exceção, costuma-se considerar que ele sofreu um parto prematuro.
Além disso, o peso de um bebê prematuro é geralmente menor do que o de um bebê de termo, tendo de entre 600 gramas a 2,5 Kg.
Sintomas e fatores de risco
É importante saber que nem todas as mulheres experimentam os mesmos sinais de parto pré-termo.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem os seguintes: sangramento vaginal, dor de estômago, pressão na parte inferior do abdômen, dor nas costas, cólicas, secreção aquosa ou soro fisiológico como fluxo.
Alguns fatores de risco, como doenças crônicas, complicações em gravidez anterior, infecções, problemas na placenta e estresse, podem aumentar o risco de parto prematuro.
Dá para evitar?
Os sintomas e os fatores de risco associados ao parto pré-termo são avaliados pelo seu médico. Se chance de ter um parto prematuro for confirmado, o médico poderá indicar medidas para reduzir o risco.
Essas medidas podem incluir beber bastante líquido, para evitar a desidratação, repouso e evitar estresse.
Cuidados com um bebê prematuro
Quando o bebê nasce em um parto pré-termo, ele requer cuidados especiais e precisa ficar sob observação médica. O tipo de cuidado que ele ou ela recebe depende da idade gestacional, do peso e dos problemas de saúde que ele ou ela possa apreesentar.
Se o seu neném precisa de cuidados especiais, ele pode ficar em uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), que é uma unidade especializada em cuidar destes casos.
Possíveis complicações
Mesmo no melhor dos cuidados, alguns bebês nascidos de parto prá-termo podem experimentar complicações, como dificuldades para respirar, problemas de saúde devido à prematuridade, problemas gastrointestinais, neuromusculares ou auditivos.
Em alguns casos, eles também podem ter um risco maior de desenvolver doenças autoimunes, problemas de alimentação ou emocionais.
Como prevenir o parto prematuro
Algumas medidas podem ajudar a prevenir o parto pré-termo. Fazer exercícios com o acompanhamento de um profissional habilitado durante a gravidez, ter hábitos saudáveis de alimentação, minimizar o estresse e ter cuidado com infecções podem ajudar a reduzir o risco.
Conclusão
Um parto pré-termo é o resultado de complicações durante a gravidez que são difíceis de prever e controlar. É importante saber sobre os sintomas, os fatores de risco e os tratamentos adequados para preparar-se para o nascimento de um bebê prematuro.
Para tal, é necessário seguir as recomendações do seu médico para garantir que o seu bebê esteja em segurança e saudável. Além disso, alguns hábitos saudáveis e um monitoramento frequente podem ajudar a reduzir o risco de parto prematuro.
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, é importante falar com o seu médico o mais rápido possível.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.