Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pesquisa usa Inteligência Artificial para diagnóstico da Covid-19

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um teste que usa Inteligência Artificial para diagnosticar pacientes com Covid-19. O projeto é coordenado pelos professores Rodrigo Catharino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, e Anderson Rocha, do Instituto de Computação, ambos da Unicamp.

Para realizar o diagnóstico, os pesquisadores separam o plasma de uma amostra de sangue para que os algoritmos a analisem. O sistema é capaz de encontrar mais de 10 mil componentes da amostra e identificar quais deles são alterados com a presença do novo coronavírus.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Segundo o professor Anderson Rocha, o sistema é capaz também de diferenciar as amostras de sangue dos pacientes não contaminado, daqueles com Covid-19 que apresentam sintomas leves ou graves da doença:

“Então a gente coleta a amostra de pessoas nesses diferentes grupos, passa por esse equipamento que encontra esses mais de 10 mil componentes no sangue desses pacientes e depois ensina o computador a separar quais eram, realmente, os pacientes normais, quais tinham sintomas leves e quais aqueles que tiveram sintomas que evoluíram para grave. Após isso o algoritmo aprende e será capaz de fazer a separação quando for analisar uma amostra de plasma nova”.

O projeto segue ainda neste mês para certificação na Anvisa e, caso seja aprovado, pode ser usado por outros laboratórios:

“A gente espera que esse processo não seja muito longo, mas assim que obtivermos a liberação da Anvisa esse teste poderá ser colocado em operação em diferentes laboratórios. E, a medida que esses laboratórios começarem a operar e coletarem dados de mais pacientes, esses dados podem ser utilizados também para melhorar ainda mais o método desenvolvido”.

Segundo a pesquisa, em até vinte minutos o sistema apresenta o resultado do teste. O trabalho tem apoio da Fapesp e é desenvolvido em parceria com pesquisadores da USP e colaboradores do Amazonas.

Fonte: Brasil Campinas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress