PGfarma adota estratégia de IA para chegar a 18 mil PDVs

Plataforma de gestão de farmácias está presente em 36 grandes redes do varejo e 6 mil lojas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

PGFARMAPlataforma de gestão, gestão de farmácias, Varejo farmacêutico, farmácias, IA
Foto: Divulgação

Márcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico

A PGfarma dá mais um passo para otimizar as soluções de sua plataforma de gestão, hoje usada por 36 redes do varejo farmacêutico e 6 mil PDVs. A incorporação da inteligência artificial (IA) ao sistema para a integração com dados de mercado será lançada comercialmente ainda este ano. O piloto começou a ser testado em redes parceiras da companhia, segundo o CEO Davi Borges

“Estamos dando as condições para que diretores de redes tenham mais assertividade na condução de ações junto aos seus associados, franqueados e licenciados da marca”, frisa o executivo. Os testes visam validar as interações e conferir como a IA reage às informações de quem as utiliza.

PGfarma faz gestão de lojas com cruzamento de informações internas

A estratégia da PGfarma foi recalculada no fim de 2024, após a plataforma ultrapassar as metas estipuladas. Os dados de mercado estão sendo coletados por institutos de pesquisa do varejo. Essas bases fornecerão insights para a tomada de decisão com base em indicadores sobre participação de mercado, produtos mais vendidos em cada região e concorrência no entorno da loja, entre outras variáveis.

O cruzamento com as informações internas das farmácias permite análises mais precisas. Borges compara o sistema ao funcionamento de um hospital, identificando PDVs que estão na UTI, internados ou em observação. “O diagnóstico mostra se o problema está no estoque, na margem, no mix ou na precificação, já apontando um plano de ação para corrigir as falhas

A plataforma é homologada e interligada a 106 ERPs distintos, com diferentes softwares para a gestão dos PDVs. Funciona atualmente em 36 varejistas. A projeção é estar em mais de 30 mil PDVs até 2030, atendendo ao menos 50% das redes existentes no Brasil. Com a recente adesão de um dos maiores grupos varejistas do país, a PGfarma atende, sob o modelo white label, representantes de todas as quatro principais entidades setoriais do varejo farmacêutico – Abrafad, Abrafarma, Febrafar e Fecofar.

Expansão da operação a países da América do Sul

A plataforma também é reconhecida no Exterior. No Uruguai, uma companhia com 14 lojas, além de outras de menor porte na Argentina e no Peru, são atendidas pela PGfarma. O faturamento da empresa em 2025 cresceu em 118% em relação a 2023. A projeção para 2025 é que, novamente, a receita dobre. “Somos uma solução de decisão de inteligência para redes, não só para PDVs”, conclui Borges.

A companhia ganhou mais poder de fogo ao trazer para seu time de tecnologia um executivo que trabalhou em um dos maiores laboratórios farmacêuticos do país. Outro reforço foi a contratação de um executivo proveniente de uma rede do sul, que conta com mais de 18 anos de experiência em varejo, indústria e distribuição.

Com sede em Uberlêndia (MG), a PGfarma surgiu dentro da DRB Consultoria Farma, uma das maiores empresas especializadas no varejo farmacêutico, como uma plataforma de gestão. Em 2021 foi lançada como produto e tornou-se uma empresa independente em 2023

Notícias Relacionadas