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Plataforma de gestão para farmácias mira 18 mil PDVs

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Foto: Divulgação

Uma plataforma de gestão para farmácias, integrada ao ERP da loja, que analisa os dados e entrega informações valiosas de forma simples, visual e prática. Foram essas facilidades que fizeram a PGfarma saltar de 100 CNPJs em abril de 2023 para uma estimativa de 4 mil farmácias até dezembro. A meta da companhia é chegar a 18 mil PDVs até 2030, atingindo 20% do varejo farmacêutico nacional.

A solução está presente em 16 varejistas do canal farma. “Contabilizamos mais de 500 farmácias independentes usufruindo da nossa plataforma, além de 3 mil unidades de redes que nos contratam diretamente e disponibilizam a plataforma para os licenciados, franqueados ou associados”, explica Davi Borges (foto), fundador e CEO da PGfarma. “Todas essas drogarias vêm apresentando média de crescimento anual de 19%, enquanto o mercado cresce em torno de 9%”, ressalta.

Sediada em Uberlândia (MG), a PGfarma começou operações como uma plataforma de gestão farmacêutica para a DRB Consultoria. Com dez anos de atuação, a empresa especializada em gestão de estoque e precificação tem 80% do seu faturamento derivado do atendimento às grandes redes da Abrafarma e das farmácias associativistas da Abrafad, Febrafar e Fecofar.

Com a expansão dos negócios o desafio de gerir tantos PDVs com diferentes ERPs motivou a criação da plataforma PGfarma, que se tornou uma companhia independente no ano passado. “Somos uma consultoria atrelada a dados, que coleta informações e as transforma em insights para a tomada de decisão. E, em meio a mais de 150 softwares utilizados pelas farmácias, o fato de termos que aprender a manusear cada um para esse trabalho estava freando nosso crescimento”, explica Borges.

“O curioso é que, após o encerramento do período de consultoria contratado pelas redes, muitas delas pediam para manter o acesso ao PGfarma. Por isso, em 2021, a plataforma foi lançada definitivamente como um produto. Atualmente temos desde drogarias que faturam R$ 12 mil por mês e buscam ajuda para crescer, até aquelas que somam R$ 58 milhões por mês”, acrescenta.

Como funciona a plataforma de gestão para farmácias da PGfarma

A PGfarma é uma plataforma de gestão para farmácias 360º, abordando indicadores financeiros, de clientes, metas, vendas e compras, eliminando a necessidade de analisar uma série de relatórios que levariam horas, semanas ou meses para serem processados. A plataforma afere se as negociações de compras estão vantajosas, comparando valores médios aplicados pela farmácia, por exemplo.

“Também conseguimos identificar quais laboratórios apresentam maior falha de reposição. Ajudamos na definição do mix, na precificação adequada e na previsão de demanda”, afirma Borges. A PGfarma trabalha no modelo white label para redes associativistas, franquias ou licenciadoras de marcas de farmácias. Inclusive, oito das maiores consultorias do país também fazem uso da plataforma de maneira personalizada como base para tomada de decisão. O sistema também está integrado em mais de 68 ERPs. Outra vantagem é o contrato pré-pago, com possibilidade de cancelamento a qualquer momento.

Integração com dados de mercado

Outra inovação da companhia, a partir de 2025, será a integração com dados de mercado. “Por meio de inteligência artificial, poderemos mostrar ao gestor quais são os produtos mais vendidos em determinada região e a participação de mercado da loja em comparação com os PDVs do entorno.

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