Plataforma de gestão da Hiper Saúde já beneficia mil PDVs
Otimiza possibilita o gerenciamento das operações em um só canal e mostra que as ameaças para o pequeno e médio varejo não estão fora da empresa
por Leandro Luize em


Mais de mil PDVs já utilizam com sucesso a plataforma de gestão do Grupo Hiper Saúde. A Otimiza possibilita que farmácias regionais e independentes corrijam distorções na administração de processos e negócios, com monitoramento das atividades em um só canal. O êxito desse projeto reforça que a maior ameaça ao pequeno e médio varejo pode não estar em agentes externos.
Esse é o entendimento de Thiago Marques, fundador do Grupo Hiper Saúde e que disponibilizou sua agenda para mentorias gratuitas e individuais com gestores de farmácias, por meio da Os Especialistas do Panorama Farmacêutico. Para ele, sua opinião ganhou ainda mais força após o anúncio da entrada do Mercado Livre no setor.
“O assunto acendeu um sinal de alerta no varejo. Mas a falta de gestão estruturada, a ausência de processos bem definidos e a escolha inadequada de ferramentas tecnológicas custam muito mais caro do que qualquer concorrente externo. Afinal, não se trata apenas de desperdiçar uma venda, e sim de perder oportunidades estratégicas de crescimento e de conexão com a comunidade local”, pondera.
Na sua percepção, quatro são as principais falhas observadas nas pequenas e médias farmácias. São elas:
- Gestão frágil: decisões tomadas sem base em dados, sem planejamento e sem metas claras
- Software inadequado: sistemas que não conversam entre si, que não ajudam na precificação e no controle de mix de produtos, acabam se tornando um peso em vez de solução
- Equipe sem preparo: colaboradores pouco treinados reduzem o potencial de vendas, deixam de encantar o cliente e geram falhas operacionais
- Uso limitado de dados: informações riquíssimas ficam subaproveitadas, impedindo que o gestor enxergue tendências, personalize o atendimento e fortaleça a relação com o cliente
Os alarmantes índices de fechamento de farmácias são consequências perversas desse cenário. “Mais do que preço ou conveniência, o cliente busca confiança na loja onde compra. E confiança só se constrói com consistência, bom atendimento, mix adequado e proximidade com os clientes. Se a farmácia não se organiza internamente para efetivar essas entregas, perde espaço para qualquer concorrente, seja digital ou da esquina”, adverte.
Grupo Hiper Saúde já investiu R$ 20 milhões em plataforma
Ciente da gravidade da situação e atento às reais ameaças, o Grupo Hiper Saúde procura se posicionar como protagonista da transformação digital das farmácias independentes. Nos últimos três anos, a empresa investiu cerca de R$ 20 milhões no desenvolvimento da Otimiza, que combina IA e Big Data para elevar a competitividade desses estabelecimentos.
A plataforma de gestão oferece um arsenal de soluções, incluindo precificação inteligente, recomendação de mix e compras, gerenciamento de estoque, cotação automatizada, relatórios visuais e intuitivos. Outra importante funcionalidade é o assistente virtual Iza, capaz de responder a perguntas como Como está meu estoque?” ou Qual o profissional que mais vendeu no mês? Além disso, o sistema auxilia na complexa administração de impostos, identificando impactos como ICMS e substituição tributária antes da tomada de decisão na compra.
Farmácias obtêm ganhos comprovados em rentabilidade
As farmácias que implantaram o sistema elevaram sua rentabilidade média em 7%, segundo o CTO André Monteiro. A plataforma ainda libera mais de quatro horas semanais nos processos de estoque. “Esse tempo que pode ser realocado para o atendimento humanizado, acompanhamento de tratamentos crônicos e outras ações de valor ao cliente”, ressalta Marques.
Para impulsionar ainda mais o acesso à tecnologia, o Grupo Hiper Saúde liberou uma versão gratuita por três meses. Nessa modalidade, a economia chega a até 8 horas semanais na gestão de estoque e um ganho médio de 5% na rentabilidade.