Aliviando os sintomas tradicionais da condição, as pomadas para hemorroidas são ótimas auxiliares para o tratamento. No geral, elas atuam nos sintomas como ardor, coceira, dor e sangramento.
Também por via de regra, esses medicamentos costumam contar com ação anestésica, anti-inflamatória e calmante e são opção para o tratamento de hemorroidas externas e internas.
Disponíveis no varejo farmacêutico, esses remédios não costumam precisar de prescrição médica para sua compra. Ainda assim, é importante consultar um médico especializado em proctologia, que determinará o melhor tratamento.
Antes de mergulhar no mundo das melhores pomadas para hemorroidas, vamos entender então o que é essa condição.
Várias são as possíveis causas das hemorroidas
Hemorroidas é o nome dado aos vasos sanguíneos do reto ou do ânus quando estão dilatados ou inflamados. De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBPC), a condição deve afetar quase metade da população mundial em algum momento da vida.
Para saber como curar hemorroidas e a melhor pomada para essa dilatação, primeiramente, é preciso saber qual o tipo. Elas podem ser externas ou internas: enquanto as externas são formadas ao redor do ânus e causam coceira e irritação, as internas provocam sangramento, dores e irritabilidade na região.
As hemorroidas não causam dor necessariamente. O incômodo geralmente aparece quando elas estão mais inflamadas ou quando há complicações, como a trombose.
Mas há outros sinais que caracterizam o problema, tais como inchaço das veias, coceira e sangramento na região anal, dor ou ardor durante ou após a evacuação e saliência palpável do ânus.
As melhores pomadas para hemorroidas
Bepantol derma
São múltiplas as vantagens do Bepantol derma. Em primeiro lugar, a pomada ajuda na regeneração das células da pele, devido à presença, em sua composição, do dexpantenol e a vitamina B5.
Além disso, o medicamento tem ação anti-inflamatória, hidratante, nutritiva e protetora, tratando sintomas como a coceira e a irritação no canal anal.
O tratamento deve ser realizado após a evacuação e a higiene da região. A pomada deve ser aplicada diretamente nas hemorroidas, de uma a três vezes por dia.
Creme de Castanha-da-índia composta
Essa pomada ajuda a combater sintomas como o ardor, coceira, a dor e o inchaço. Isso devido a suas ações adstringentes, anti-inflamatória e hidratantes. Em sua composição, conta com extratos naturais.
Seus nomes comerciais, com os quais você encontrará essas pomadas para hemorroidas mais facilmente, são Arte Nativa e Globo. Além da aplicação direta, após a evacuação e higiene, o ideal é fazer uma leve massagem também.
Proctan/Proctosan
Coceira, dor, inchaço e inflamação são combatidos com o uso de pomadas para hemorroidas como o Proctan e o Proctosan. Isso se deve a composição desses medicamentos, que conta com acetato de hidrocortisona, lidocaína, óxido de zinco e subgalato de busmuto.
Sua ação se pauta em analgesia, combate a infamação e as coceiras. Além das hemorroidas, essas pomadas também são uma opção de tratamento para as fissuras anais em pacientes adultos.
Seguindo a orientação médica, o paciente deve aplicar, de duas a três vezes por dia, o medicamento, até a melhora dos sintomas, e após, manter por mais dois ou três dias, uma aplicação diária.
Proctfis H
Adultos podem fazer uso da Proctfis H para quadros de hemorroidas externas e internas. O corticoide hidrocortisona, presente em sua composição, combate as coceiras, o inchaço e a inflamação causados pela condição.
Para o alívio da dor, o medicamento conta também com a lidocaína em sua formulação.
Casos externos podem ser tratados com aplicações diretas e internos, com o auxílio do aplicador. O tratamento é composto de duas a três aplicações diárias até a melhora dos sintomas e uma aplicação nos próximos dois ou três dias.
Proctyl
Os sintomas como a dor, inchaço, inflamação ou sangramento, tanto os causados pelas hemorroidas externas quanto internas, podem ser combatidos com a Proctyl.
Com ação adstringente, analgésica e antisséptica, o medicamento estimula a cicatrização da pele e sua regeneração. Essa ação se deve ao cloridrato de cinchocaína e o policresuleno, presentes em sua composição.
O tratamento deve ser mantido até a melhora dos sintomas, sendo repetido de duas a três vezes por dia. Uma vez melhor, o paciente pode manter o tratamento até o desaparecimento total dos sintomas, diminuindo a frequência para uma vez por dia.
Nos casos de hemorroida externa, a pomada deve ser aplicada diretamente, enquanto nos casos internos, deve ser utilizado o aplicador.
Ultraproct
Adultos que convivem com quadros de hemorroidas externas ou internas podem fazer uso da Ultraproct. Essa pomada alivia a coceira, dor, o inchaço e a inflamação causados pela condição.
Em sua composição, o medicamento conta com a flucortolona e a lidocaína, respectivamente um corticoide e um anestésico local. O tratamento costuma durar duas semanas e é composto por duas aplicações diárias.
Casos internos demandam o uso do aplicador.