Hemorroidas, nome dado aos vasos sanguíneos do reto ou do ânus quando estão dilatados ou inflamados, devem afetar quase metade da população mundial em algum momento da vida. A estimativa é da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). Para saber como curar hemorroidas primeiramente é preciso saber qual o tipo.
Elas podem ser externas ou internas: enquanto as externas são formadas ao redor do ônus e causam coceira e irritação, as internas provocam sangramento, dores e irritabilidade na região.
O intestino preso e fezes endurecidas dificultam o processo de drenagem do sangue e provocam a formação de hemorroidas. Mas outros fatores podem desencadear o problema. Dentre eles estão a obesidade, sedentarismo, alimentação pobre em fibras, idade avançada e até mesmo a gravidez.
As hemorroidas não causam dor necessariamente. O incômodo geralmente aparece quando elas estão mais inflamadas ou quando há complicações, como a trombose. Mas há outros sinais que caracterizam o problema, tais como inchaço das veias, coceira e sangramento na região anal, dor ou ardor durante ou após a evacuação e saliência palpável do ânus.
O ideal é procurar o médico o quanto antes caso haja sangramento anal intenso, seja acompanhado ou não de fezes, e endurecimento da saliência externa que se formou no ânus.
Dicas de como curar hemorroidas
Antes de escolher qual tratamento adotar, é preciso ir ao médico para fazer o diagnóstico. Ao relatar os sintomas, o especialista deve solicitar alguns exames específicos, como a anuscopia, para saber se o problema de fato é a hemorroida.
O especialista vai indicar o melhor tratamento de acordo com o grau e a intensidade da hemorroida. Mas há medidas que você pode adotar para melhorar a sua saúde, como ter uma dieta rica em fibras e consumir cerca de dois litros de água durante o dia para não precisar fazer muita força para evacuar. Banhos de assento com água morna por cerca de 15 a 20 minutos diariamente também costumam ser ótimos aliados, pois ajudam a aliviar a dor e o desconforto na região.
Além disso, para reduzir a inflamação de hemorroidas internas e externas, as pomadas e os remédios analgésicos e antiinflamatórios, sempre recomendados pelo médico, podem ser acrescentados no tratamento.
Em alguns casos, porém, especialmente quando as hemorroidas são muito grandes ou aparecem com muita frequência, o ideal é que o paciente passe por uma cirurgia para eliminá-las.
Minimize os sintomas
Caso tenha hemorroidas, o recomendável é seguir algumas orientações para aliviar os sintomas:
- Não use papel higiênico que irrita e aumenta a inflamação
- Lave a região anal e seque com toalha de algodão
- Tenha uma alimentação balanceada, de preferência rica em fibras e frutas frescas
- Ingestão de ao menos dois litros de água por dia
- Evitar ingerir bebidas alcoólicas
- Respeite a necessidade de evacuar
- Permaneça sentado no vaso sanitário somente o tempo necessário para evacuar
- Na hora de evacuar, relaxe. Isso porque depositar muito esforço afeta as veias que podem já estar enfraquecidas
- Pratique atividades físicas
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico