fbpx
O maior canal de informação do setor

Posologia e como usar o Liraglutida?

363

Liraglutida é administrado uma vez ao dia a qualquer horário, independentemente das refeições.

Deve ser injetado por via subcutânea no abdome, coxa ou parte superior do braço. O local de injeção e o horário podem ser alterados sem ajuste da dose. Entretanto, é preferível que Liraglutida seja injetado na mesma hora do dia, quando a hora mais conveniente do dia for escolhida.

Liraglutida não deve ser administrado por via intravenosa ou intramuscular.

Se uma dose for esquecida dentro de 12 horas a partir de quando é normalmente injetada, o paciente deve injetar a dose assim que possível. Se houver menos de 12 horas para a próxima dose, o paciente não deve injetar a dose perdida, apenas retomar o regime de uma vez por dia com a próxima dose programada. Uma dose adicional ou aumento na dose não deve ser feito para compensar a dose esquecida.

As instruções de uso do sistema de aplicação Liraglutida encontram-se nesta bula.

Precauções especiais para manuseio e descarte

Liraglutida não deve ser usado se a solução não estiver límpida e incolor ou praticamente incolor.

Liraglutida não deve ser usado se foi congelado.

Liraglutida pode ser administrado com agulhas com até 8mm de comprimento. O sistema de aplicação foi desenvolvido para ser utilizado com agulhas descartáveis NovoFine®.

As agulhas de injeção não estão incluídas na embalagem de Liraglutida.

O paciente deve ser aconselhado a descartar a agulha após cada aplicação, de acordo com as exigências locais. O sistema de aplicação Liraglutida deve ser armazenado sem a agulha rosqueada.

Isto previne o entupimento das agulhas, contaminação, infecção, vazamento e dosagem imprecisa.

Incompatibilidades

Substâncias adicionadas à solução de Liraglutida podem causar degradação de liraglutida. Devido à falta de estudos de compatibilidade, este produto não deve ser misturado com outros medicamentos.

Instruções de uso de Liraglutida 6 mg/mL

Leia estas instruções com atenção antes de utilizar seu sistema de aplicação Liraglutida.

Não inicie o uso do sistema de aplicação sem antes ter recebido uma prévia instrução de seu médico ou enfermeiro.

Comece verificando seu sistema de aplicação para ter certeza que ele contém Liraglutida 6 mg/mL.

Veja as ilustrações a seguir para conhecer as diferentes partes de seu sistema de aplicação e agulha.

Se você for cego ou tiver visão reduzida e não puder ler o contador de dose do sistema de aplicação, não o utilize sem ajuda. Peça ajuda a uma pessoa com boa visão, que tenha sido treinada para utilizar o sistema de aplicação Liraglutida.

Liraglutida é um sistema de aplicação preenchido, com seletor de dose, que contém 18 mg de liraglutida e libera doses de 0,6 mg, 1,2 mg, 1,8 mg, 2,4 mg e 3,0 mg.

Liraglutida pode ser administrado com agulhas com até 8mm de comprimento. Seu sistema de aplicação foi desenvolvido para ser utilizado com agulhas descartáveis NovoFine®.

As agulhas não estão incluídas na embalagem.

Informação importante

Preste atenção especial a estas observações, uma vez que são importantes para o uso seguro do sistema de aplicação.

Prepare seu sistema de aplicação com uma agulha nova

  1. Verifique o nome e a cor do rótulo de seu sistema de aplicação para ter certeza que ele contém Liraglutida. Isto é especialmente importante se você faz uso de mais de um tipo de medicamento injetável. O uso do medicamento errado pode ser perigoso para sua saúde.
  2. Retire a tampa da caneta.
  3. Verifique se Liraglutida em seu sistema de aplicação está límpido e incolor. Observe através da janela do sistema de aplicação. Se Liraglutida estiver turvo, não utilize o sistema de aplicação.
  4. Pegue uma agulha nova e retire o selo protetor.
  5. Empurre a agulha na caneta. Gire até que esteja presa.
  6. Puxe a tampa externa da agulha e a guarde para ser usada depois. Você precisará dela após a injeção, para remover a agulha do sistema de aplicação com segurança.
  7. Puxe a tampa interna da agulha e jogue fora. Se você tentar colocála novamente, você poderá se ferir acidentalmente com a agulha. Uma gota de Liraglutida poderá aparecer na ponta da agulha. Isto é normal, mesmo assim você ainda deve verificar o fluxo de Liraglutida ao utilizar o sistema de aplicação pela primeira vez. Não encaixe uma agulha nova no seu sistema de aplicação até que você esteja pronto para administrar sua injeção.

Sempre utilize uma agulha nova para cada injeção. Isto poderá evitar o entupimento da agulha, contaminação, infecção e administração imprecisa de dose.

Nunca utilize uma agulha entortada ou danificada.

Verifique o fluxo

  1. Verifique o fluxo de Liraglutida antes da primeira injeção para cada sistema de aplicação novo. Se seu sistema de aplicação Liraglutida já estiver em uso, veja item: “Selecione sua dose”.
  2. Gire o seletor de dose até que o contador de dose mostre o símbolo de verificação do fluxo.
  3. Segure o sistema de aplicação com a agulha apontada para cima.
  4. Pressione e segure o botão de aplicação até que o contador de dose retorne para 0 (zero). O 0 (zero) deve estar alinhado com o indicador da dose.

Uma pequena gota poderá permanecer na ponta da agulha, mas esta não será injetada.

Se uma gota não aparecer, repita as etapas 2A a 2B por até 6 vezes.

Se ainda não houver uma gota, troque a agulha e repita as etapas 2A a 2B mais uma vez.

Se mesmo assim uma gota de Liraglutida não aparecer, descarte o sistema de aplicação e utilize um novo.

Sempre se certifique de que uma gota aparece na ponta da agulha antes de utilizar um sistema de aplicação pela primeira vez. Isto garante o fluxo correto de Liraglutida.

Se nenhuma gota aparecer, não injete Liraglutida, mesmo que o contador de dose possa se mover. Isto pode indicar que a agulha está entupida ou danificada.

Se você não verificar o fluxo de Liraglutida antes da primeira injeção com cada sistema de aplicação novo, você pode não receber a dose prescrita e não obter o efeito esperado de Liraglutida.

Selecione sua dose

  1. Gire o seletor de dose até que o contador de dose mostre sua dose (0,6 mg, 1,2 mg, 1,8 mg, 2,4 mg ou 3,0 mg).
  2. Se você selecionar a dose errada, você pode girar o seletor de dose para frente ou para trás para corrigir a dose. O sistema de aplicação pode selecionar doses de até 3,0 mg, no máximo.

O seletor de dose altera a dose. Apenas o contador e o indicador de dose mostram quantos mg você selecionou por dose. Você pode selecionar até 3,0 mg por dose.

No caso de seu sistema de aplicação conter menos que 3,0 mg, o contador de dose para antes que 3,0 seja exibido.

O seletor de dose faz um clique diferente quando girado para frente, para trás ou se passa o número de mg restante. Não conte os cliques do sistema de aplicação.

Sempre utilize o contador de dose e o indicador de dose para ver quantos mg você selecionou antes de injetar Liraglutida.

Não conte os cliques do sistema de aplicação.

Não utilize a escala do sistema de aplicação. Ela mostra apenas a quantidade aproximada de Liraglutida que resta em seu sistema de aplicação.

Apenas doses de 0,6 mg, 1,2 mg, 1,8 mg, 2,4 mg ou 3,0 mg podem ser selecionadas com o seletor de dose. A dose selecionada deve estar precisamente alinhada com o indicador de dose para garantir que você receberá a dose correta.

Quanto resta de Liraglutida?

A escala do sistema de aplicação lhe mostra aproximadamente quanto de Liraglutida resta no sistema.

Para verificar precisamente a quantidade de Liraglutida que resta, utilize o contador de dose:

Gire o seletor de dose até que o contador de dose pare.

Se o contador de dose exibir 3,0, isso significa que restam pelo menos 3,0 mg em sua caneta. Se o contador de dose parar antes de 3,0 mg, isso significa que não há Liraglutida suficiente para uma dose completa de 3,0 mg.

Se você precisar de mais Liraglutida do que a quantidade restante em seu sistema de aplicação e se você foi treinado por seu médico ou enfermeiro, você poderá dividir sua dose entre seu sistema de aplicação atual e um novo sistema de aplicação. Utilize uma calculadora para planejar as doses conforme instruído por seu médico ou enfermeiro.

Tome muito cuidado para calcular corretamente.

Se você não tiver certeza sobre como dividir sua dose utilizando dois sistemas de aplicação, selecione e injete a dose necessária com um sistema de aplicação novo.

Injete sua dose

  1. Insira a agulha em sua pele conforme demonstrado por seu médico ou enfermeiro.
  2. Certifique-se de que você pode ver o contador de dose. Não o cubra com seus dedos. Isto pode interromper a injeção.
  3. Pressione e segure o botão de aplicação até que o contador de dose mostre 0 (zero). O 0 (zero) deve estar alinhado ao indicador de dose. Então você poderá ouvir ou sentir um clique.
  4. Mantenha a agulha inserida em sua pele depois que o contador de dose tiver retornado para o 0 (zero) e conte lentamente até 6.
  5. Se a agulha for removida antes, você poderá ver um fluxo de Liraglutida saindo da ponta da agulha. Se isto ocorrer, significa que a dose completa não foi injetada.

Retire a agulha de sua pele

Se aparecer um pouco de sangue no local da injeção, pressione suavemente. Não esfregue a área.

Você poderá ver uma gota de Liraglutida na ponta da agulha após a injeção. Isto é normal e não afeta sua dose.

Sempre observe o contador de dose para saber quantos mg está injetando. Segure o botão de aplicação até que o contador de dose mostre 0 (zero).

Como identificar uma agulha entupida ou danificada?

  • Se não aparecer o 0 (zero) no contador de dose após pressionar continuamente o botão de aplicação, você pode ter utilizado uma agulha entupida ou danificada.
  • Neste caso – você não recebeu nada de Liraglutida – mesmo que o contador de dose tenha se movido da dose original que você configurou.
O que fazer quando a agulha estiver entupida?

Troque a agulha conforme descrito na seção 5 e repita todas as etapas a partir da seção: Prepare seu sistema de aplicação com uma agulha nova. Certifique-se de selecionar a dose completa que você precisa.

Nunca toque o contador de dose ao injetar. Isto pode interromper a injeção.

Após sua injeção

  1. Direcione a ponta da agulha para a tampa externa da agulha sob uma superfície plana sem tocar na agulha ou na tampa externa da agulha.
  2. Assim que a agulha estiver tampada, empurre cuidadosamente a tampa externa da agulha completamente.
  3. Desrosqueie a agulha e a descarte cuidadosamente.
  4. Coloque a tampa em seu sistema de aplicação após cada uso para proteger Liraglutida da luz.

Sempre descarte a agulha após cada injeção para garantir injeções seguras e evitar o entupimento da agulha. Se a agulha estiver entupida, você não injetará nada de Liraglutida.

Quando o sistema de aplicação estiver vazio, descarte-o sem a agulha rosqueada, conforme instruído por seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

Nunca tente colocar a tampa interna da agulha novamente na agulha. Você poderá se ferir com a agulha.

Sempre retire a agulha de seu sistema de aplicação após cada injeção.

Isto pode evitar o entupimento da agulha, contaminação, infecção, vazamento de Liraglutida e administração de dose imprecisa.

Informações importantes adicionais

  • Sempre mantenha seu sistema de aplicação e agulhas fora da vista e alcance de outros, principalmente crianças.
  • Nunca compartilhe seu sistema de aplicação ou agulhas com outras pessoas.
  • Os cuidadores devem ser muito cautelosos ao manusear agulhas usadas – para evitar lesões e infecção cruzada.

Cuidados com seu sistema de aplicação

  • Nunca deixe o sistema de aplicação no carro ou outro lugar onde possa ficar muito quente ou muito frio.
  • Não injete Liraglutida que tenha sido congelado. Se você injetar, você poderá não obter o efeito desejado de Liraglutida.
  • Não exponha seu sistema de aplicação à poeira, sujeira ou líquidos.
  • Não lave, mergulhe ou lubrifique seu sistema de aplicação. Se necessário, limpe-o com um detergente suave em um pano úmido.
  • Não derrube seu sistema de aplicação ou bata contra superfícies duras. Se você derrubar ou suspeitar de algum problema, encaixe uma agulha nova e verifique o fluxo de Liraglutida antes de injetar.
  • Não tente repor o conteúdo do sistema de aplicação. Uma vez que estiver vazio, ele deve ser descartado.
  • Não tente consertar seu sistema de aplicação ou desmontá-lo.

Posologia do Liraglutida

A dose inicial é de 0,6 mg uma vez ao dia e deve ser aumentada para 3,0 mg uma vez ao dia em incrementos de 0,6 mg com intervalos de pelo menos uma semana para melhorar a tolerabilidade gastrointestinal (Tabela 9). Se o escalonamento para a próxima dose não for tolerado por 2 semanas consecutivas, considere descontinuar o tratamento. Doses diárias maiores que 3,0 mg não são recomendadas.

Tabela 9 – Cronograma de aumento da dose

Dose Semanas
Escalonamento da dose 4 semanas 0,6 mg 1
1,2 mg 1
1,8 mg 1
2,4 mg 1
Dose de manutenção 3,0 mg

O tratamento com Liraglutida deve ser descontinuado após 12 semanas de tratamento na dose de 3,0 mg/dia se o paciente não apresentar perda ponderal ≥ 5% do peso inicial.

Pacientes com diabetes mellitus tipo 2

Liraglutida não deve ser utilizado em combinação com outro agonista do receptor de GLP-1.

Ao iniciar o tratamento com Liraglutida, considerar reduzir a dose de insulina administrada concomitantemente ou de secretagogos de insulina (como sulfonilureias) para reduzir o risco de hipoglicemia. O automonitoramento da glicemia é necessário para ajustar a dose de insulina ou de secretagogos de insulina.

População especial

Pacientes idosos (≥ 65 anos)

Não é necessário ajuste de dose com base na idade. Devido a experiência limitada em pacientes ≥ 75 anos, Liraglutida deve ser usado com cautela nesses pacientes.

Pacientes com insuficiência renal

Não é necessário ajuste de dose para pacientes com comprometimento renal leve ou moderado (depuração de creatinina ≥ 30 mL/min). Há experiência limitada em pacientes com comprometimento renal grave (depuração de creatinina < 30 mL/min).

Atualmente, Liraglutida não é recomendado para pacientes com insuficiência renal grave, incluindo pacientes com doença renal terminal.

Pacientes com insuficiência hepática

Não é recomendado ajuste de dose em pacientes com insuficiência hepática leve ou moderada. O uso de Liraglutida não é recomendado em pacientes com insuficiência hepática grave, e deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência hepática leve ou moderada.

População pediátrica

Liraglutida não é recomendado para pacientes abaixo de 18 anos de idade devido à falta de dados.

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Francielle Tatiana Mathias CRF/PR 24612. Consulte a bula original. Última atualização: 03 de Setembro de 2020

Fonte: Consulta Remédios

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação