A Procfit, especializada em sistemas de gestão e automação para farmácias, projeta aumentar em 20% o faturamento deste ano na comparação com 2023. Uma das metas da companhia é fazer a implementação de seu programa de ERP integrado com a plataforma Cosmos Pro.
“Temos 380 lojas nas quais vamos fazer o rollout ainda em 2024, o que levará ainda mais produtividade para o varejo farmacêutico”, explica Thaiane Abreu, vice-presidente de operações da Procfit. Segundo ela, nos primeiros seis meses já foram implantados os softwares em 450 farmácias, sem contar soluções complementares que trazem inovação e mais eficiência às operações, como BD ROWA, PDV Móvel, E-delivery Pay e WMS. Grande parte deles, cerca de 60%, foi proveniente de indicações de clientes.
“Trocar um sistema, que interfere em toda a operação de uma empresa, representa um passo enorme. E a recomendação de quem utiliza e conhece a qualidade dos nossos produtos e serviços vem sendo fundamental para ampliar nossa presença no mercado”, acrescenta.
Automação para farmácias terá também novo aplicativo
O modelo de automação de processos para farmácias envolverá também uma reestruturação na área de produtos. A grande aposta reside no Full Points, aplicativo de fidelização criado para apoiar as estratégias comerciais e de marketing das varejistas, que buscam ampliar seu diferencial competitivo frente à concorrência.
“Trata-se de um produto white label, com a identidade visual do cliente, que fornece dados reais do perfil de compra do consumidor. Esse recurso permite às farmácias trabalharem com personalização e ampliarem a eficiência nas compras e planejamentos de campanhas”, acrescenta Thaiane.
Portal do fornecedor
Outro desafio é a consolidação do Portal do Fornecedor, lançado no primeiro semestre, que interliga indústria e varejo farmacêutico. Por meio dessa ferramenta, os fornecedores podem acompanhar toda a gestão de compra, venda e estoque da farmácia, realizar o cadastro de um produto e fazer a solicitação para que ele seja inserido no sortimento do PDV. Também é possível agendar a entrega das mercadorias no centro de distribuição.
A plataforma já opera com 2.500 usuários da indústria, que inclusive conseguem
auditar o produto na loja e aferir o estoque disponível. “Essa funcionalidade aprimora o nível de transparência na relação com o fornecedor”, ressalta a executiva.
Outra frente em evolução é a integração da plataforma Cosmos Pro com empresas que utilizam software de terceiros, que permite ao lojista unificar os dados e o canal de comunicação. A Procfit já conta com mais de 6 mil CNPJs que fazem uso dessa modalidade.