Uma solução B2C, que permite a gestão de vendas em farmácias por meio de múltiplos dispositivos, passa a estar disponível a varejistas de todo o país por meio da Procfit. A ferramenta B2C Sales Plus nasceu no laboratório de inovação da companhia localizada em Santos (SP).
A ideia é trabalhar a solução em projetos-piloto ainda no mês de julho, com foco tanto para empresas do varejo farmacêutico como também setores como o alimentar e o pet. “A ferramenta pode ser instalada em um tablet, notebook, no self-checkout da loja, em smartphones ou utilizada de forma online no navegador”, explica Igor Grava, diretor de desenvolvimento da Procfit.
Outra vantagem é que a tecnologia pode ser instalada diretamente nas SmartPOS para cobrança de cartão e PIX, facilitando a conciliação financeira das vendas. “O proprietário de uma farmácia independente passa a ter controle automatizado e integral das transações via cartão, consegue emitir documento fiscal pela máquina e ganha acesso a relatórios e visualizações de rentabilidade e giro dos produtos. A B2C Sales Plus torna-se uma aliada efetiva do PDV na gestão de estoque”, exemplifica.
Além de assegurar mais mobilidade à administração comercial, o sistema é mais viável financeiramente do que manter um desktop convencional na loja. Como a solução está em nuvem, a Procfit desenvolveu uma arquitetura que permite ganhar escala e subir novos clientes de forma rápida, sem a exigência de uma instalação de aplicação nas máquinas.
“A implementação ocorre como uma assinatura de um serviço de streaming, pelo qual basta fazer uma configuração para começar a rodar”, ressalta Grava. “Além disso, com a B2C Sales Plus o gestor pode criar campanhas sazonais – como a Black Friday –, sem a necessidade de mexer nas configurações dos equipamentos existentes ou comprar mais máquinas para poder suportar o aumento no volume de transações”, ressalta.
Solução de gestão de vendas para farmácias se adapta em vários ERPs
Além de apresentar um layout responsivo, a inovação é adaptável a qualquer programa de ERP. “Desenvolvemos uma interface configurada para grandes ou médias redes de farmácias e também para empresas com uma única loja, mesmo que ela tenha um sistema de terceiros”, afirma o executivo.
Com essa funcionalidade, as equipes de precificação da loja podem imputar as informações sobre promoções e campanhas diretamente no sistema. E a venda do produto por esse ambiente, independentemente do dispositivo, já obedece automaticamente aos parâmetros de negociações comerciais estabelecidos previamente com a indústria.
Melhora da experiência do consumidor
O uso por múltiplos dispositivos também ajuda a melhorar a experiência do consumidor. Ele pode tanto utilizar a B2C Sales Plus por meio de um totem de autoatendimento como também iniciar a compra pelo aplicativo da loja, optar pela retirada da mercadoria no PDV e comprar mais itens.
Para o varejista, a ferramenta evita dispêndios com uma infraestrutura custosa e uma equipe interna de TI. “O ajuste é feito de forma remota, o que gera ganho de eficiência operacional e vantagem competitiva, dando ao gestor a condição de alocar mais recursos e esforços para outras áreas-chaves do negócio”, complementa.