Os testes em farmácia mostram que os exames clínicos não são mais exclusividade dos laboratórios. O varejo tem, aos poucos, fincado sua bandeira também nesse serviço. As informações são da Folha de S. Paulo.
De acordo com levantamento feito pela Clinicarx, a procura por esses testes nas farmácias cresceu 40% no primeiro semestre de 2023. A startup ouviu 4 mil drogarias, espalhadas em 1.100 municípios.
Apesar de indicar o crescimento, a empresa não revelou os números brutos.
Dentre os testes em farmácias, aferição de pressão é o mais procurado
Com a RDC 786/23, que entrou em vigor no começo deste mês de agosto, mais de 50 exames clínicos podem ser realizados nas farmácias. Mas um velho conhecido ainda é o queridinho dos consumidores.
A aferição de pressão arterial foi o mais procurado pelos clientes (30%), seguido por outro que não é novidade, os testes de glicemia (17,4%).
O serviço cuja procura mais cresceu em comparação com o primeiro semestre de 2022 foi a aplicação de vacinas, que apresentou uma alta de 189%.
Farmácias podem transformar a saúde brasileira
Os testes em farmácias podem representar uma transformação na realidade de acesso à saúde no Brasil, na visão de dirigentes setoriais.
“Após anos de discussão e muita manifestação da sociedade, a Anvisa aprovou um texto seguro, tecnicamente irrepreensível e que põe o país na vanguarda”, comenta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
As grandes redes somaram mais de 20,7 milhões de testagens da Covid e detectaram que 10% dos pacientes tinham quadro grave suficiente para encaminhamento ao médico.