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Produtos veganos levam Grupo Boticário a captar R$ 2 bi

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produtos veganos

Os produtos veganos ganham relevância na agenda estratégica do Grupo Boticário.

A companhia concluiu nesta semana a captação de um título sustentável no valor de R$ 2 bilhões, em um processo coordenado pelo banco UBS BB e atestado via Second Party Opinion (SPO) pela ERM NINT, maior empresa de consultoria e avaliação ESG da América Latina.

Com esse recurso, o Grupo Boticário torna-se a primeira empresa de beleza do mundo a ter metas vinculadas ao veganismo.

Nessa operação, o Grupo Boticário estipulou duas metas de desempenho sustentável. A primeira delas visa a garantir que 100% dos produtos de marcas proprietárias sejam veganos até dezembro de 2026. A segunda está relacionada à utilização de pelo menos 80% da água de reuso gerada na fábrica de São José dos Pinhais (Paraná) até 2029.

Produtos veganos estão na agenda do Grupo desde 2000

Um dos pioneiros no compromisso com produtos veganos, o Grupo Boticário baniu testes em animais em 2000. Tornou-se referência no setor ao desenvolver métodos alternativos para a avaliação de segurança e qualidade de produtos como a criação da pele 3D – desenvolvida em 2018 – para replicar células de pele humana em laboratório.

“A agenda sustentável associada ao mercado financeiro deve ser perene e conectada à ambição de longo prazo das companhias e do legado que elas querem deixar para o mundo. Foi dessa forma que inovamos em 2020, quando realizamos a primeira operação SLB no setor de beleza na América Latina e no mercado brasileiro”, afirma o CFO Marcelo Azevedo.

“Além de fortalecer a estratégia de longo prazo do Grupo, por meio desta emissão identificamos a oportunidade de trazer novas pautas relevantes para o mercado e, com isso, influenciar todo o setor”, conclui.

O Grupo Boticário inaugurou, em 2020, o mercado dos chamados Sustainability-linked bonds no Brasil ao emitir a primeira dívida SLB no valor de R$ 1 bilhão, com juros ligados à medição de indicadores específicos de sustentabilidade.

Na ocasião, a empresa se comprometeu, até 2025, a migrar para fontes renováveis todo o consumo de energia elétrica das fábricas e centros de distribuição. Também assumiu o objetivo de reciclar, reutilizar ou coprocessar 100% dos resíduos gerados nos processos produtivos.

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