Notícia preocupante para o setor farmacêutico. De janeiro a junho de 2022, a publicidade digital nesse segmento teve queda de 6% nos investimentos. Detalhe: a propaganda digital em todo o Brasil cresceu 12%.
Os dados são do estudo Digital AdSpend Brasil realizado pelo IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no País, em parceria com a Kantar IBOPE Media.
O levantamento aponta que mais da metade do total do investimento em publicidade digital no primeiro semestre deste ano se destinou às plataformas de mídias sociais (52%), search (29%) e publishers e verticais (18%). Quanto aos formatos, 36% dos investimentos foram direcionados a imagens (formatos estáticos e animados como banners ads, posts, gifs e etc.), 35% a vídeos e 29% a search (sites de busca).
Sobre a expectativa de investimentos para o ano todo de 2022, 81% das agências e anunciantes questionados pelo IAB Brasil sinalizaram que os aportes devem aumentar neste período, enquanto 10% devem diminuir seus investimentos e 8% pretendem manter os mesmos valores.
“Se analisarmos os investimentos em publicidade digital nos dois últimos anos, observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento anual, impulsionada por datas significativas para o varejo como Black Friday e Natal, ainda mais neste ano com a Copa do Mundo”, pontua Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
Farmacêutico na contramão da publicidade digital
Oito dos top 15 setores cresceram dois dígitos no primeiro semestre de 2022 no investimento em publicidade digital, ante o mesmo período no ano passado. Mas seis destoaram da regra e apresentaram um recuo, incluindo o setor farmacêutico.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico