Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quais são as formas farmacêuticas?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Pode até não parecer para quem é leigo, mas as formas farmacêuticas tem extrema importância quando o assunto é a absorção dos medicamentos

Pode até não parecer para quem é leigo, mas as formas farmacêuticas tem extrema importância quando o assunto é a absorção dos medicamentos. Existe uma área, inclusive, focada apenas no estudo desse tema – a farmacotécnica.

Veja também: Servidores são condenados por extraviar medicamentos para botox

Cada princípio ativo apresenta uma maior ou menor taxa de efetividade se consumido por via oral, tópica, intramuscular etc. Por isso, é importante conhecer as formas farmacêuticas e entender quando cada uma é mais indicada.

Siga nosso Instagram

De maneira geral, as formas farmacêuticas podem ser divididas em três grandes grupos, que darão origem a outras divisões menores. São elas:

  • Líquidas (soluções, suspensões e emulsões)
  • Semisólidas (cremes, pomadas e pastas)
  • Sólidas (cápsulas, drágeas, comprimidos, grânulos, supositórios e pós)

Agora que você já conhece os grandes grupos, vamos explicar o que cada uma dessas formas farmacêuticas é, seus usos e vantagens.

Formas farmacêuticas liquidas

As formas farmacêuticas líquidas apresentam como ponto forte a fácil administração, ajuste de dose e uma rápida absorção pelo organismo. Como desvantagem, está a maior chance de contaminação e a menor possibilidade de eliminação de sabor ou odor desagradáveis.

Soluções

As soluções são uma mistura de uma ou mais substâncias dissolvidas por um ou mais solventes. Elas podem ser divididas entres xaropes e elixires.

Os xaropes são aquosos e podem ser encontrados em versões simples (que contará com açúcar ou adoçante), flavorizados (possuindo alguma espécie de aroma ou gosto) e sem açúcar.

Já os elixires possuem de 20% a 50% de álcool, sendo considerados hidroalcoolicos.

Suspensões

As suspensões caracterizam-se por serem finamente divididas e distribuídas em um veículo com baixa solubilidade. Esses medicamentos podem ser consumidos por via oral, tópica ou parenteral (endovenosa).

Essa forma farmacêutica costuma apresentar melhor odor, sabor e estabilidade do que outros preparados líquidos.

Emulsões

São duas fases que não se misturam até serem somadas a um agente tensoativo ou emulsionante. Essas misturas podem ser consumidas de diversas maneiras: tópica, oral, intravenosa, parenteral e intramuscular.

Existem quatro tipos de emulsões:

  • Água e óleo: dispersos em água
  • Óleo e água: água dispersa em óleo, comum entre cosméticos
  • Múltiplas: Mistura das duas anteriores
  • Microemulsões: maior permeabilidade na pele

Fórmulas farmacêuticas sólidas

Cápsulas

Nas cápsulas, o princípio ativo encontra-se envolto por um composto comestível, normalmente à base de gelatina. Consumida por via oral, a vantagem dessa fórmula farmacêutica é que existe uma maior facilidade na administração e liberação do fármaco. Como desvantagem, o paciente não pode cortar a cápsula para facilitar o engolir.

Existem cápsulas moles, duras, de liberação controlada e gastrorresistentes.

Drágeas

O nome pode parecer estranho, mas esses sãos os comprimidos revestidos. Como ponto forte, essa fórmula farmacêutica apresenta uma estabilidade físico-química. Por outro lado, o processo de produção é mais caro e existe menos possibilidade de ajuste de dose.

Comprimidos

Os comprimidos nada mais são que o princípio ativo em sua versão sólida. Com custo menor para a fabricação e maior controle da dose por unidade, a desvantagem está no fato de não se conseguir alterar a dose depois de pronto.

Grânulos

Essa fórmula farmacêutica apresenta-se em grãos. Ela pode ser usada diretamente ou na fabricação de fármacos.

Supositório

De uso retal ou vaginal, os supositórios (também conhecidos como óvulos) têm formato cônico ou ogivais. A vantagem é ser uma opção para pacientes com dificuldade para engolir, quadros de vômitos e lesões no estomago.

Pós

Os pós são fórmulas farmacêuticas que foram divididas e secas depois de prontas. Dentre eles, existem duas divisões: simples e compostos, respectivamente, compostos por uma ou mais drogas.

Formas farmacêuticas semissólidas

Pomadas

Com consistência pegajosa e macia, as pomadas são formas farmacêuticas monofásicas indicadas para uso tópico.

Cremes

Os cremes são um misto entre formas farmacêuticas semissólidas e emulsões. Apresentam consistência água/óleo, óleo/água e são destinados ao uso tópico.

Pastas

Mais firmes, espessos e menos gordurosas que as pomadas, as pastas são compostas pós dispersos em uma proporção de 20% a 60%.  Como todas as formas farmacêuticas semissóldias, o uso tópico é o indicado.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress