O maior canal de informação do setor

Qual a máscara mais segura contra o coronavírus?

312

A máscara contra a covid-19, para proteção respiratória, virou um símbolo da pandemia, e consequentemente do ano de 2020, se tornando um “acessório” essencial na rotina de todos.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Mas com tanta informação sobre as novas mutações e a quantidade fake news por aí, fica difícil saber qual é realmente a máscara mais segura contra a covid-19! É seguro usar apenas uma de pano? Posso usar a cirúrgica? Por isso, nós resolvemos testar algumas das máscaras no mercado atualmente e descobrir qual é a melhor, confira.

Máscara de pano

Uma das mais usadas e também mais customizáveis, ela é considerada a mais aconselhável para a população, ela impede a disseminação das gotículas que são expelidas do nariz e boca da pessoa que a usa, sendo uma barreira contra o vírus.

Mas não é qualquer tecido que pode ser usado! De acordo com a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os tecidos que realmente protegem são:

  • Tecido de saco de aspirador
  • Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%)
  • Tecido de algodão
  • Fronhas de tecido antimicrobiano

Se você tiver alguma dessas opções, pode criar sua própria máscara em casa! Confira aqui o vídeo feito pelo Ministério da Saúde sobre como fazer:

As máscaras de pano também podem ser reutilizadas depois de uma boa lavada. Para fazer sua higienização, coloque ela um pote com água e água sanitária por meia hora, e após esse período a enxague com água corrente e lave com água e sabão. A deixe secar e então use o ferro quente para não ter nenhuma dobrinha que possa danificar sua barreira de proteção e está pronta para ser usada novamente!

Máscaras cirúrgicas 

O ideal é que profissionais da saúde e pessoas com casos confirmados as utilizem, porém muita gente as usam no dia a dia. São feitas especialmente para o não contato com pacientes, seja qual for a doença, porém elas geralmente ficam meio folgadas no rosto, não cobrindo totalmente a boca e nariz.

Para usar elas tem que ter certeza que ela se encaixa no seu rosto, e também tomar muito cuidado quando for tirar ela! Como ela também não é reutilizável, deve ser colocada com cuidado dentro de uma sacola, espirrar um pouco de álcool se possível e então ir para o lixo.

Uma forma de combater ao vírus da covid-19 é usar a máscara cirúrgica e a de pano ao mesmo tempo. O uso simultâneo das duas pode reduzir o risco de transmissão em 95%, de acordo com um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

Máscaras PFF2/N95

É considerada a mais segura contra o vírus da Covid-19 e pode ser reutilizada pelo menos cinco vezes. Ela possui dois tipos de filtragem: a mecânica, que deixa as partículas de ar presas nas fibras da máscara, e a eletrostática, que atrai as partículas que escapam da mecânica. Tem elástico ajustável e que fica preso na cabeça, e não nas orelhas, tendo uma segurança e proteção melhor ainda.

Atenção!

O modelo de PFF2/N95 com a válvula não deve ser usado; não filtra o ar como o esperado e não protege quem está perto do infectado.

Importância

O uso de máscaras é obrigatório em praticamente todos os lugares, e isso esta totalmente certo. “As máscaras são, talvez, o componente mais importante do equipamento de proteção individual (EPI) necessário para combater uma pandemia”, diz Jiaxing Huang, pesquisador da Universidade de Northwestern, nos EUA, e líder de um estudo publicado recentemente sobre o potencial protetor desses objetos.

Confira no vídeo a seguir algumas informações a mais sobre o uso das máscaras, disposto pelo presidente da Unimed Guarulhos, Dr. Francisco S. Nishi.

É necessário lembrar também que, apesar do uso das máscaras ser um dos meios de prevenção, não é o único. O que mais ajuda a não transmitir o vírus da Covid-19 é o isolamento social, saindo de casa apenas quando for absolutamente necessário, e a limpeza constante.

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação