Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quatro passos para implementar um ERP eficiente

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Quatro passos para implementar um ERP eficiente

Sistema de gestão empresarial que centraliza e automatiza as operações de uma farmácia, o ERP (Enterprise Resource Planning) é fundamental para melhorar a produtividade dos funcionários, integrando diversos departamentos em um único software. Trata-se de uma solução completa e flexível de gestão financeira, que permite que as empresas aumentem a eficiência, controle e automação de processos diários com o melhor custo-benefício.

“Utilizar um único sistema que comporta todos os processos, em vez de softwares de diferentes fornecedores, pode ajudar a empresa a ter regras de negócios definidas e implementadas de uma só vez, fazendo com que a relação com o fornecedor de sistema fique mais transparente e objetiva”, explica Thaiane Abreu, vice-presidente de operações da Procfit.

Ainda segundo a executiva, isso garante maior clareza de responsabilidade entre as partes, uma vez que não há intermediários.

O que fazer para garantir uma boa implementação de ERP?

Quando a decisão é tomada para migrar todos os softwares para um único sistema de gestão, os diversos fatores, impactos e custos devem ser levados em consideração. Confira abaixo alguns passos que podem ajudar a garantir uma implementação bem sucedida.

1 – Gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos permite que a farmácia tenha uma visão macro de todos os itens, como escopo, recursos disponíveis, orçamento e tempo de execução. O ideal é contar com um gerente do projeto dedicado exclusivamente à implementação, a fim de garantir a centralização da comunicação com o fornecedor e o acompanhamento da execução das atividades.

“Caso a empresa não tenha esse recurso disponível no projeto de implementação, é válido consultar o fornecedor de software para recrutar um profissional de projetos”, alerta Thaiane.

2 – Gerenciamento de mudanças

A definição das expectativas entre gestores estratégicos, funcionários e o fornecedor do software reduz o nível de reclamações e uma eventual resistência ao uso da plataforma por parte dos colaboradores.

Todas as áreas impactadas precisam ser informadas sobre as mudanças no início da implementação, pois uma das chaves para o sucesso do projeto é o comprometimento dos usuários para compreenderem a necessidade do esforço que será realizado. “A implementação de um novo ERP impacta diretamente na rotina dos funcionários pois, além das atividades diárias, eles precisarão passar por diferentes treinamentos e processos de parametrização do sistema”, alerta.

Haverá momentos em que os membros da equipe precisarão realizar seu trabalho atual e, em seguida, atuar no novo sistema em novos registros e testes. Para minimizar o impacto, é recomendável que a comunicação e a gestão sejam realizadas de perto.

3 – Criar e revisar os processos de negócio em sincronia com o novo sistema

Embora possa parecer o melhor caminho, não revisar ou alterar os processos de negócio durante a implementação de um novo ERP, em longo prazo, pode representar uma péssima decisão. É possível mapear possíveis gaps de procedimentos por meio de discussões internas entre os gestores das áreas ou reuniões com o novo fornecedor de software.

Após finalizar o mapeamento de melhorias a serem realizadas, os gestores devem se unir e discutir de forma estratégica as possibilidades de customizações do sistema para otimizar as tarefas e a comunicação de informações entre as áreas.

4 – Implementar o sistema em fases

Toda implementação de ERP de sucesso é realizada em fases de forma organizada e alinhada entre empresa e fornecedor. É preciso estar atento a todas as fases que compõem a implementação:

  • Mapeamento e adequação de processos
  • Treinamento dos usuários chaves
  • Treinamento dos demais colaboradores
  • Homologação dos processos individuais das áreas
  • Homologação dos processos integrados com toda empresa
  • Virada do sistema

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress