Que é saturação do oxigênio?


Que é saturação do oxigênio?
A saturação do oxigênio mede a porcentagem do oxyhemoglobin (hemoglobina do oxigênio-limite) no sangue, e é representada como a saturação arterial do oxigênio (SaO2) e a saturação venosa do oxigênio (SvO2). A saturação do oxigênio é um parâmetro vital para definir o índice de oxigênio do sangue e a entrega do oxigênio.
Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
Cada molécula da hemoglobina contem quatro grupos do heme que podem prontamente ligar o oxigênio molecular actual no sangue. Isto significa que uma molécula da hemoglobina pode ligar a quatro moléculas do oxigênio durante o transporte no sangue.
Para adultos, a escala normal do SaO2 é 95 – 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.
Durante o metabolismo aeróbio, o corpo utiliza o oxigênio para converter a glicose no piruvato e para gerar duas moléculas do ATP. O índice de oxigênio no sangue depende da curva da dissociação da oxigênio-hemoglobina, que é um lote definir a porcentagem da hemoglobina saturada à pressão parcial do oxigênio (PO)2. Uma molécula da hemoglobina transforma-se 100% saturado com oxigênio (1,34 litros do oxigênio) em um PO2 de 100 mmHg.
Após ter ligado cada molécula do oxigênio, a hemoglobina submete-se a uma mudança conformational que aumente sua afinidade para a molécula seguinte do oxigênio. Devido à afinidade alta do oxigênio, cada molécula da hemoglobina torna-se saturada ràpida com oxigênio; assim, a quantidade de oxigênio livre dissolvida no sangue é somente uma fracção muito pequena (2%) do oxigênio total actual no sangue. Devido a isto, o nível de oxyhemoglobin é considerado igual ao índice de oxigênio do sangue.
Como medir a saturação do oxigênio no sangue?
A medida da saturação do oxigênio é particularmente importante para pacientes com normas sanitárias que podem reduzir o nível de oxigênio no sangue. Estas circunstâncias incluem a doença pulmonar obstrutiva crônica (COPD), a asma, a pneumonia, o câncer pulmonar, a anemia, a parada cardíaca, o cardíaco de ataque, e outras desordens cardiopulmonares.
O método o mais comum de medir a saturação do oxigênio é pulso oximetry. É um método fácil, indolor, não invasor onde uma ponta de prova é colocada na ponta do dedo ou no lóbulo da orelha para medir indirectamente a saturação do oxigênio.
A ponta de prova usa 2 fontes luminosas, a luz vermelha, e a luz infra-vermelha, que são absorvidas pelo sangue. Uma absorção mais alta da luz infra-vermelha indica a boa saturação do oxigênio, visto que uma absorção mais alta da luz vermelha indica a saturação deficiente. As leituras obtidas de um oxímetro do pulso são expressadas na porcentagem.
Um teste do gás de sangue é uma outra aproximação para medir exactamente o nível de dióxido do oxigênio e de carbono no sangue. Para o teste, o sangue pode ser recolhido do pulso (teste do gás de sangue arterial) ou do lóbulo da orelha (teste capilar do gás de sangue). Este teste é usado principalmente para determinar se os pulmões são inteiramente – funcional trocar eficazmente o dióxido do oxigênio e de carbono.
Para o teste, uma pequena quantidade de sangue é tomada do paciente e analisada em um analisador de gás portátil do sangue, que forneça a informação no oxigênio, no dióxido de carbono, e nos níveis do pH no sangue. Um paciente com COPD terá reduzido níveis do oxigênio e do pH e níveis aumentados do dióxido de carbono no sangue.
Que acontece quando a saturação do oxigênio deixa cair?
Nível mais baixo do que o normal de oxigênio no sangue é definido como o hypoxemia. Geralmente, um nível da saturação do oxigênio de mais baixa de 90% é considerado como o hypoxemia, que pode resultar das complicações cardiopulmonares, da apnéia do sono, de determinadas medicinas, e de exposição da alta altitude.
Os sintomas os mais comuns do hypoxemia incluem a dor de cabeça, a frequência cardíaca rápida, tossir, a falta de ar, chiar, a confusão, e o blueness das membranas da pele e do muco (cianose).
O cianose é uma condição patológica caracterizada extremamente – pela baixa saturação do oxigênio. Há dois tipos de cianose: cianose central e cianose periférico. No cianose central, gotas do nível da saturação do oxigênio abaixo de 85%, que causa a aparência de uma matiz azulada por todo o lado na pele e na mucosa visível.
No cianose periférico, que ocorre geralmente devido à tomada de oxigênio aumentada pelos tecidos periféricos, uma matiz azulada aparece somente nas partes do corpo periféricas, tais como as mãos e os pés. As causas as mais comuns do cianose periférico incluem o stasis venoso, a baixa saída cardíaca, ou a exposição fria extrema.
Como melhorar a baixa saturação do oxigênio?
Uma gota na saturação do oxigênio abaixo do nível crítico deve ser tratada com o suplemento do oxigênio. Segundo a severidade da circunstância, um médico pode prescrever o oxigênio suplementar, que tem o efeito o mais directo no nível da saturação do oxigênio.
Contudo, para o suave-à-moderado condiciona, lá são maneiras naturais de aumentar o nível de saturação do oxigênio do sangue. Por exemplo, um exercício físico diário pode melhorar a capacidade de pulmão para a troca gasosa e protegê-la contra o hypoxemia. Contudo, é importante consultar um médico antes de começar qualquer regime do exercício ou executar muda em rotinas diárias do exercício.
Comer uma dieta saudável e equilibrada pode igualmente ajudar a melhorar a saturação do oxigênio do sangue. Desde que a deficiência de ferro é uma das causas principais da baixa saturação do oxigênio, comendo os alimentos que são ricos no ferro, tal como a carne, peixes, feijão vermelho, lentilhas, e porcas de caju, pode ser útil.
Fonte: News Medical
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/