Interplayers adota solução de IA da Big Data para o Pharmalink
Parceria visa a otimizar resultados da indústria no PDV, ao sugerir produtos com maior potencial e auxiliar na introdução de novos itens


A Interplayersacaba de adotar a exclusiva solução de IA da Big Data, com o objetivo de otimizar o desempenho da indústria nas farmácias. A ferramenta de recomendação de compras foi integrada à plataforma Pharmalink, municiando as equipes comerciais com indicadores e informações personalizadas de acordo com o perfil de cada varejista.
A parceria foi apresentada na última semana em um evento no Ville Du Vin, em São Paulo (SP). “Buscamos reforçar o posicionamento estratégico da Interplayers, cujo propósito é estimular o uso das novas tecnologias e da inteligência artificial generativa para aumentar a cesta de produtos dos fabricantes no ponto de venda e dinamizar o volume de negócios na loja”, comenta o CEO Rodrigo Galesi.
“Essa união de forças busca replicar o bem-sucedido modelo de negócios da ferramenta One-Click Order, que gerenciamos em parceria com o Grupo SantaCruz desde 2021”, afirma Gustavo Ioschpe, CEO e sócio-fundador da Big Data.
Mecânica da solução de IA no Pharmalink
A solução de IA da Big Data utiliza dados de georreferenciamento de farmácias e informações públicas a respeito da empresa e do setor, totalizando 28.400 dados. “Ao cruzar essas informações com o histórico de vendas de cada fabricante, o sistema identifica correlações e agrupa os PDVs por fatores de sucesso de venda, em vez de critérios artificiais”, explica Alessandro Fonseca, head de vendas da Big Data.
Segundo ele, a integração da ferramenta no Pharmalink visa a ajudar as indústrias a identificarem oportunidades de sell-out, considerando o pouco tempo de que as equipes comerciais dispõem para analisar dados complexos. “A inteligência artificial sugere, de forma simples, os produtos com maior giro e oferece consultoria para introduzir novos itens que apresentam potencial de venda naquela região”, acrescenta.
O modelo recomenda SKUs adicionais a partir da análise de PDVs com características semelhantes e associa descontos de trade à adesão a esses pedidos. A plataforma também é gamificada, na qual cada SKU vale pontos que geram incentivos e descontos.
Uma das empresas que faz uso da solução, a Nestlé registrou aumento de 38,01% no lucro bruto e de 72% na quantidade de SKUs por loja. O tíquete médio saltou de R$ 934,39 para R$ 1.487,11 – alta de 64%. “A cada cinco anos temos a meta de remodelar o Pharmalink de modo a incrementar ainda mais a jornada do pedido do representante e, por consequência, do varejo. E foi estratégico inserir um processo que tenha inteligência artificial no ponto certo e no momento certo”, afirma Marcos Terceiro, gerente de arquitetura de soluções da Interplayers.
“A parceria com a Big Data simplifica o processo para o vendedor, fornecendo informações diretas sobre quais produtos oferecer, em que quantidade e os descontos aplicáveis. Tudo na palma da mão”, finaliza o executivo.











