RD Saúde implementa áudio em telas de retail media
Grupo definiu critérios para as inserções, que contarão com volume controlado


Cerca de 81 unidades da RD Saúde passarão por um período de testes em suas telas de retail media. Em aposta para tornar a comunicação mais envolvente, 118 aparelhos passarão a exibir campanhas com áudio. As informações são do Mercado & Consumo.
A campanha “Promoção Bebê Johnsons” será a primeira contemplada pela iniciativa. O projeto é liderado pela Impulso, plataforma interna da varejista, responsável pela comunicação digital em lojas do grupo.
O objetivo é aumentar os resultados dos conteúdos veiculados no PDV, por meio de uma experiência sensorial mais completa. Para nortear as ativações, a companhia definiu alguns critérios técnicos:
- Limite de 252 inserções diárias
- Spots com até 10 segundos de duração
- Volume controlado e adaptável de acordo com o nível de ruído de cada loja
Novo formato de retail media é aposta da RD Saúde
Para a CEO da Impulso, Fabiana Manfredi, o novo formato de retail media é uma grande aposta da RD Saúde. “Acreditamos que o áudio pode transformar a experiência do consumidor no ponto de venda”, afirma.
A executiva também comenta que os resultados auditados durante esse período de testes nortearão os próximos passos da varejista. “Se confirmado o potencial de engajamento e conversão, nossa intenção é expandir o uso para um número ainda maior de lojas e campanhas nos próximos meses”, completa.
Atendendo mais de 170 anunciantes, a empresa alcança cerca de 94 milhões de impactos mensais, por meio de telas instaladas em 1.833 farmácias Raia e Drogasil. Ao todo, são mais de 8,7 mil telas, o que representa o quinto maio inventário de DOOH (Digital Out-of-Home).
Mercado de retail media pode gerar até US$ 293 bilhões
E não é só a RD Saúde que tem apostado cada vez mais no mercado de retail media. A prática tem recebido investimentos crescentes de todo o varejo farmacêutico, superando outros focos históricos de divulgação, como a televisão.
Um levantamento publicado pela Coresight Research no começo ano estimou os investimentos no segmento em US$ 123 bilhões (cerca de R$ 670,4 bilhões) em 2023 e US$ 179,5 bilhões (R$ 978,3 bilhões) em 2024. A projeção é chegar à marca de US$ 293 bilhões (R$ 1,5 bilhão) até 2029.