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Receita da Hypera Pharma cresce mais de 40% no primeiro trimestre

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Receita da Hypera Pharma cresce mais de 40% no primeiro trimestreA Hypera Pharma abriu a temporada de balanços do primeiro trimestre da indústria farmacêutica. E a julgar pelos resultados, o setor pode redobrar o otimismo. A companhia viu a receita líquida chegar a R$ 1,17 bilhão e aumentar 43,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

A aquisição do portfólio de medicamentos da Takeda e da família Buscopan foi decisiva para esse desempenho, mas quando excluídas essas duas operações, o crescimento seguiu em dois dígitos.

De acordo com o balanço, a farmacêutica atribui o avanço especialmente ao portfólio de medicamentos similares e genéricos da Neo Química, que representam 19% do volume de negócios. Esse segmento é um dos principais alvos do plano de expansão da companhia, tanto que a projeção é ter mais 17 lançamentos dessa categoria até 2023. “Temos condições de dobrar o faturamento dessa divisão”, avalia o CFO e head de inovação Adalmario Couto.

O complexo fabril de Anápolis (GO), inclusive, começou a receber aporte de R$ 2 bilhões, destinado à ampliação da capacidade de produção de sólidos, com foco em similares e genéricos de marcas blockbuster – incluindo a linha que integra o Buscopan, o Buscofem e o Buscoduo, cujo potencial de mercado está estimado em R$ 4,6 bilhões.

Na área de produtos de prescrição, o desempenho foi beneficiado pelos medicamentos para doenças crônicas e também pelo mercado de vitamina D, com a marca Addera D-3. Já em Consumer Health, o principal incentivo partiu das extensões de linha recentes das marcas Vitasay e Finn, além do recém-lançado Maracugina Noite.

Evolução no varejo farmacêutico regional

Presente atualmente em 65 mil lojas do varejo farmacêutico, a Hypera Pharma reforçou os vínculos com o setor no primeiro trimestre, ao implementar uma plataforma omnichannel B2B, que possibilita às farmácias e drogarias acesso a inovações e condições especiais do seu portfólio de produtos. Cerca de 10% dessas lojas já estão cadastradas, o que viabilizou um crescimento de 11,5% nas vendas no PDV no período, índice 2% superior à média da indústria farmacêutica, segundo a IQVIA.

Essa plataforma soma-se à solução de análise de dados voltada ao pequeno varejo, colocada em prática pela Beegol, uma das startups que recebeu apoio do programa. Em um ano, a base de farmácias regionais e independentes aumentou 50%.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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