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Rede de farmácias aumentará capital em R$ 360 milhões

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O CEO Alexandre Maeoka: interior e litoral são principais alvos da Nissei

A rede de farmácias Nissei, oitavo maior grupo do varejo farmacêutico nacional, ganha um aporte expressivo para sustentar seu plano de expansão.

Segundo informações do Brazil Journal, um dos maiores fundos de hedge dos Estados Unidos está financiando um aumento de capital de R$ 360 milhões na varejista. O empréstimo do grupo Farallon está sendo destinado à família Maeoka, que continuará a controlar 100% da empresa.

O aumento de capital será o primeiro da história da Nissei. Com essa capitalização, o patrimônio líquido da rede saltará de R$ 32 milhões para aproximadamente R$ 400 milhões. É o segundo empréstimo concedido por esse fundo ao grupo, que já havia obtido R$ 150 milhões em 2017.

Rede de farmácias quer bancar compra de lojas da Poupafarma

A rede de farmácias paranaense utilizará parte dos recursos para bancar a aquisição de 40 pontos comerciais que pertenciam à Poupafarma, situados na Baixada Santista e no interior de São Paulo. A operação foi fechada por R$ 13 milhões, a partir de um leilão que integrou o processo de recuperação judicial da varejista de São Paulo.

Mas a Nissei terá ainda a necessidade de investir R$ 40 milhões em reformas dessas lojas, cujo início das operações está projetado para até 90 dias. A rede também pretende abrir outras 30 unidades em 2024, o que representaria um recorde de novos PDVs em um ano.

Atualmente, a varejista mantém 380 unidades, mas segue muito concentrada no Paraná – sede de 300 lojas. Outras 20 estão baseadas em Santa Catarina e 60 em São Paulo. Aliás, o estado paulista foi eleito o principal alvo dos planos de crescimento e deve receber metade das inaugurações.

Para sustentar esse projeto, a varejista conta com um aporte adicional de R$ 250 milhões. A captação do investimento foi possível a partir de um processo de oferta pública de distribuição de certificados de recebíveis imobiliários (CRI). Os CRIs são títulos de crédito de renda fixa, utilizados para financiar transações do mercado imobiliário.

“No momento estamos focando o interior de São Paulo, seja abrindo lojas em novas cidades ou nos adensando onde já estamos presentes. O litoral está sendo estudado pela companhia e a capital sempre é algo que avaliamos, seja por meio de lojas físicas ou via digital”, afirma o CEO Alexandre Maeoka.

Modelo de drugstore sustenta a rede

A Nissei atua com base em um modelo de drugstore, por meio de lojas que exibem área média de 270 metros quadrados. Enquanto uma farmácia tradicional reúne em torno de 10 mil SKUs, a unidade da rede paranaense conta com 17 mil. Os produtos de higiene, beleza e conveniência respondem por 44% do faturamento. Na Raia Drogasil e na Pague Menos, como parâmetro, essa representatividade não passa de 24%.

“A parte de conveniência — matinais, biscoitos e laticínios, por exemplo — responde por apenas 9% do top line da loja, mas a margem dessa categoria é muito alta, então ela sozinha paga mais do que a nossa locação, que é a segunda maior despesa de uma farmácia, atrás apenas da folha”, reforça Alexandre Maeoka.

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