As sete redes da Fecofar, que congrega representantes do associativismo e do franchising, dão início neste mês a um projeto para implementar um modelo de atenção farmacêutica. Para isso, a entidade fechou uma parceria com a Clinicarx, empresa que atua na interface entre os cuidados em saúde e o mercado farmacêutico, pertencente ao ecossistema da Interplayers.
Os associados conhecerão mais detalhes sobre a iniciativa no dia 9 de outubro (quarta-feira), em uma apresentação virtual conduzida por Jauri Siqueira Jr., head de serviços de saúde e novos negócios da Clinicarx. “O programa foi desenvolvido especialmente para permitir a adesão das pequenas redes de farmácias, fazendo com que elas consigam equipar uma sala clínica com diversidade de serviços e padrões de excelência no atendimento”, observa Marcelo Grasso, CEO da MasterFarma e presidente da Fecofar.
Hoje, das 3.300 lojas das redes pertencentes à associação, apenas 36 atuam com assistência farmacêutica. O segundo passo foi contratar um farmacêutico com experiência na área para poder dar andamento ao projeto. O nome escolhido foi Ronaldo Ribeiro, que trabalhou com Siqueira na Panvel. A entidade, inclusive, montou uma sala-modelo na sede da federação em São Paulo (SP) com o objetivo de viabilizar treinamentos práticos para os 7 mil farmacêuticos das redes associadas.
A sala agrega ainda mais diferencial ao Espaço Fecofar, localizado no bairro paulistano da Vila Olímpia. Conta com uma estrutura de mais de 500 metros quadrados, que serve de ponto de encontro para a indústria farmacêutica, fornecedores e provedores de serviços.
O projeto de atenção farmacêutica contempla três fases. Começa pelo nível básico, que consiste em operações como colocação de brinco e aferição de pressão. O intermediário inclui também a realização de alguns exames e o avançado já envolve aplicação de vacinas. A Metalfarma será a fornecedora oficial do mobiliário das salas.
Também foram desenvolvidas quatro cartilhas de procedimentos, direcionadas para a Fecofar, rede, farmácia e farmacêutico. “Além disso, criamos 18 módulos de treinamentos para as farmácias que aderirem ao projeto. Nesse primeiro momento a meta é engajar 50 estabelecimentos, aumentando gradativamente volume de adesões”, explica.
Projeto das redes da Fecofar também envolve nutrição
Outra frente de atuação das redes da Fecofar incluirá um trabalho com a Danone focado em nutrição, no intuito de aumentar a comercialização de fórmulas infantis para além de um ano de idade. “Com isso buscamos ajudar a pequena e média rede a ampliar o mix de forma coerente e planejada, orientando as mães a escolherem o produto mais adequado para seus filhos”, ressalta.
A Fecofar também planeja uma ação com a Biolab, relacionada ao Sistema Nervoso Central (SNC), outra categoria que as redes de menor porte não trabalham de modo eficiente. “Quando chega uma receita de um medicamento tarja preta, geralmente é permitida a venda de até três caixas por prescrição e a farmácia pequena e média só tem no estoque uma caixa, por se tratar de um item de custo mais elevado. Temos que ensinar o dono da farmácia a trabalhar esse produto e não desperdiçar oportunidades de venda”, alerta.
E para atuar mais assertivamente com gerenciamento de categorias, a Fecofar foi buscar a ajuda da Haleon e do Grupo SantaCruz. Todos os projetos serão lançados em 2025 de forma gradativa.
Essas iniciativas dão sustentação para o plano da Fecofar de encerrar 2024 com R$ 6 bilhões de faturamento, crescimento de 13%. No dia 25 de novembro, a partir das 18h, a entidade realiza uma grande festa em comemoração ao seu primeiro aniversário na Casa Bisutti, na Vila Olímpia, em São Paulo (SP), na qual serão apresentados os primeiros resultados do programa de atenção farmacêutica. Já no dia 26, a partir das 10h, ocorrerá a segunda edição do Fecofar Day, rodada de negócios com a participação de indústrias de todo o país.
A lista de empresas fundadoras reúne as bandeiras catarinenses MasterFarma e Farmácias São Rafael, o Grupo AMR (MG), a Drogarias Max (RJ), a Farmais (SP), a Rede Multidrogas (SP) e o Grupo Redemed (PE). Ao todo elas administram 3,3 mil lojas, distribuídas por 23 estados e pelo Distrito Federal, e investiram R$ 2 milhões na constituição da entidade.