Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Serviços de saúde nas farmácias superam 7 milhões

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

serviços de saúde nas farmácias
Foto: Freepik

A pandemia evidenciou a importância dos serviços de saúde nas farmácias e o papel delas como porta de entrada na atenção primária. E os números estão aí para comprovar. Só no primeiro semestre de 2024, foram realizados 7,3 milhões de serviços clínicos e 4,5 milhões de atendimentos por mais de 5,1 mil drogarias em mais de 1.150 municípios, segundo levantamento da Clinicarx.

Os dados foram apresentados no Abrafarma Future Trends durante uma das Sessões Paralelas que debateu a revisão da RDC 44. “O sólido e sustentável crescimento, sequencial e recorrente, demonstra que podemos entregar muito mais do que testes de Covid-19. As farmácias brasileiras continuam a demonstrar que sua capilaridade e acessibilidade são diferenciais estratégicos”, afirma Jauri Siqueira Jr., head de Serviços de Saúde e Novos Negócios da Clinicarx.

No período, as redes ofereceram 111 serviços diferentes, aumento de 20% em relação ao ano de 2023. Foram 1,6 serviços por consulta, crescimento de 38%.

Serviços de saúde nas farmácias mais realizados

A aferição da pressão arterial, seguida de autoteste de glicemia, aplicação de medicamento injetável, avaliação conjunta de glicemia e pressão arterial, e índice de massa corporal foram os serviços mais realizados no primeiro semestre de 2024. “Somados, eles representam mais de 75% do total, o que demonstra sua busca e relevância até os dias de hoje. É preciso inovar, mas também fazer o básico bem-feito”, ressalta Siqueira Jr.

1 Medida de pressão arterial 45,34%
2 Autoteste de glicemia 18,76%
3 Aplicação de medicamento injetável 6,92%
4 Avaliação de glicemia + pressão arterial 2,01%
5 Índice de massa corporal (IMC) 1,99%
6 Consulta farmacêutica 1,69%
7 Exame rápido de Covid-19 antígeno 1,39%
8 Exame rápido Covid/Influenza (Covid/Flu) 0,83%
9 Colocação de brincos 0,79%

Fonte: Clinicarx

Exames rápidos não-covid

 Já em relação aos testes rápidos não-covid, foram realizados mais de 43 tipos de exames diferentes nas farmácias, um aumento de 382% em comparação com o primeiro semestre de 2023.

1 Dengue anticorpos e antígeno 55,68%
2 Beta-HCG quantitativo 14,82%
3 Dengue antígeno NS1 8%
4 Hemoglobina glicada A1C quantitativo 5,60%
5 Glicemia quantitativo 4,68%
6 Perfil lipídico quantitativo 3,40%
7 Dengue anticorpos 1,44%
8 HIV e sífilis anticorpos 1,22%
9 Hormônio estimulante da tireoide (TSH) quantitativo 0,62%
10 Hemoglobina e hematócrito 0,60%

Fonte: Clinicarx

Nos últimos anos o farmacêutico vem assumindo um novo papel, de cuidador da saúde, próximo do paciente e com respaldo legal. Os custos hospitalares estão no topo dos gastos das operadoras de saúde e uma boa parte dos atendimentos são para condições de baixa complexidade.

“Essa nova jornada do paciente – que tem a farmácia, o farmacêutico e a telessaúde como porta de entrada – quando conectada, estruturada e integrada é altamente resolutiva. Cerca de 85% dos atendimentos primários em saúde em redes privadas poderiam ser resolvidos nas farmácias a um custo até cinco vezes mais baixo”, finaliza Siqueira Jr.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!