Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Remédio traz alívio para pacientes com doença rara

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

O medicamento nintedanibe, que está sendo comercializado no Brasil pela Boehringer Ingelheim, tornou-se a principal esperança para os pacientes com Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), doença rara, progressiva e sem cura. A droga desacelera a perda de função pulmonar em até 50% e oferece redução de episódios de piora súbita e exacerbação.

“A FPI pode levar ao óbito três anos após o diagnóstico se não houver o tratamento adequado”, afirma Jose Antonio Baddini Martinez, pneumologista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). A doença causa o endurecimento dos pulmões, que, aos poucos, perdem a elasticidade e a capacidade de expandir e oxigenar o corpo, acarretando falta de ar e cansaço constantes.

Por ser uma doença pouco conhecida, pacientes com FPI frequentemente são diagnosticados e tratados erroneamente. “Quando os sintomas da doença não passam, é muito importante que o paciente procure um pneumologista para um diagnóstico mais preciso”, esclarece o médico. Segundo ele, o diagnóstico da doença pode ser tão devastador para o paciente e para a família quanto o de câncer, por exemplo.

O diagnóstico precoce é importante para dar início ao tratamento, que, apesar de não oferecer a cura, contribui para o controle da doença e a manutenção da qualidade de vida do paciente. Os medicamentos, hoje, reduzem o ritmo de queda da função pulmonar, e os pacientes que apresentam melhores resultados são aqueles cuja capacidade pulmonar não esteja gravemente comprometida”, finaliza.

Para conscientizar e esclarecer a população sobre problemas respiratórios como este, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) comemora nesta sexta-feira, 2 de junho, o Dia do Pneumologista. Um dos objetivos é chamar a atenção para as doenças mais raras e as que não têm cura.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress