Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Atacado repassará custo do combustível para farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Atacado já estuda repassar custo do combustível para farmácias

“É uma conta que todos teremos de pagar”. A afirmação de Jony Sousa, presidente da Abradilan, resume com clareza uma decisão inevitável do setor farmacêutico para enfrentar a escalada no preço do combustível. Nas distribuidoras, o repasse do custo para as farmácias tornou-se um caminho obrigatório.

E a última enquete do Panorama Farmacêutico, que mobilizou 1.618 profissionais de todo o setor, ratificou esse movimento. Dois terços dos leitores (1.065) afirmaram que suas empresas já estão aferindo as despesas e perdas de receita com a crise dos combustíveis. Outros 11% (177) revelam que os custos já estão sendo repassados. E 15% (243) vêm adotando as duas estratégias simultaneamente.

Mas o preço do diesel é apenas uma das variáveis que impacta as distribuidoras. “O segmento passa a conviver com uma combinação delicada entre inflação, reajuste de medicamentos acima de 10%, fretes mais caros e ainda capital de giro para apoiar financeiramente as farmácias independentes”, observa o consultor Gilson Coelho.

Inadimplência à vista

Lucas Freire e Freire, CEO do Grupo GMill Distribuição, já identifica uma consequência desse cenário macroeconômico. “Compras com vencimentos mais recentes – menos de 90 dias – tiveram um aumento médio de 0,4% no índice de inadimplência na comparação entre 2022 e 2021. O percentual de 0,7% subiu para 1,1%, um aumento preocupante”, observa.

A distribuidora, que atende 8 mil farmácias na Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, vem buscando na tecnologia uma saída para atenuar a evolução nas despesas. “Criamos uma plataforma de marketplace com sistema de geolocalização, o que tem reduzido nossas despesas logísticas”, destaca.

A Neosul, por sua vez, enxerga nos centros de distribuição uma forma de diluir custos com a operação de transporte. Com 6 mil farmácias como clientes na Região Sul, a empresa abriu complexos em Porto Alegre e Florianópolis. O estado do Paraná conta apenas com um escritório de vendas, mas a abertura de um CD está no radar. “É um investimento inicial maior, mas conseguimos diminuir os deslocamentos da frota”, diz o diretor Aclair Machado.

02

Nova enquete

O investimento em tecnologia, definitivamente, já faz parte da agenda prioritária do mercado farmacêutico. Mas em quais inovações sua empresa está lançando mais fichas? Esse é o tema da nossa nova enquete. Participe!

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!