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Saiba aplicar políticas de desconto na farmácia

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Saiba aplicar políticas de desconto na farmácia

Baixar o preço de produtos indiscriminadamente pode ser um tiro no pé nas políticas de desconto na farmácia. Saber o momento certo e escolher que categorias de produto são mais adequadas para esse objetivo é fundamental. O caminho passa por planejamento sem improviso.

A elaboração de uma política de descontos para o canal farma também precisa estar alinhada ao posicionamento do negócio e à divulgação, ou seja, como as ofertas serão comunicadas aos consumidores. Afinal, uma redução de preços repentina pode ser vista de forma negativa pelos clientes. Eles podem perceber essa tática como reflexo do verdadeiro valor do produto.

Antes de tudo, é preciso fazer contas. É crucial se certificar de que é possível fazer promoções sem prejudicar o negócio. Oferecer muitos descontos ou o tipo errado de redução pode abalar os lucros. “Lembre-se de que promoções de preços estão diretamente ligadas a margens mais estreitas. A sustentabilidade de qualquer empreendimento precisa ser preservada”, adverte o consultor Conrado Adolpho.

Antes de lançar a política, o mais indicado é estipular o valor máximo do desconto e verificar se o estoque é suficiente para suprir a demanda. É preciso definir uma quantia limite. Pode-se trabalhar com diferentes percentuais de abatimento ao longo do ano, oferecendo o benefício de acordo com a ocasião.

Confira a seguir o roteiro para colocar em prática a política de descontos na farmácia:

Desconto na primeira compra – Essa é uma estratégia comum tanto no e-commerce como em lojas físicas. Não é um grande diferencial, mas é importante porque se essa vantagem não for oferecida ao consumidor, ele dará preferência à concorrência. No e-commerce, essa decisão funciona como uma troca. O cupom de desconto é liberado apenas se o cliente se cadastrar ou assinar a newsletter da sua empresa. Assim o empreendedor pode ter acesso a informações úteis para promover novas ofertas de produtos específicos e personalizados.

Descontos sazonais e em datas comemorativas – São ótimas oportunidades para aumentar as vendas. Nessas épocas, aumenta a troca de presentes entre amigos e familiares. Os consumidores também podem simplesmente aproveitar as promoções para comprar algo que desejavam há muito tempo.

Descontos progressivos – Nessa estratégia, o desconto cresce conforme aumenta o valor da compra ou o número de produtos colocados na cesta. A lógica é a mesma do desconto por volume, usado em atacadões. A vantagem é de todos. O consumidor paga menos por mais itens e o empreendedor aumenta o tíquete médio e quantidade de itens por venda.

Desconto para clientes fiéis – Se o cliente ficou satisfeito, ele não apenas adquire mais produtos como também ajuda a divulgar organicamente o seu negócio. Nesse contexto, que tal anexar ou enviar um cupom de desconto junto ao produto comprado? Enviar ofertas por e-mail é outra opção, pois alimenta a sensação de exclusividade.

E para aqueles clientes que estão ‘’sumidos’’ da loja, uma forma de resgatá-los é enviar um cupom de desconto como um mimo, junto com uma mensagem amigável, para que retornem e usufruam da vantagem.

Técnica de Up Sell – Incentive o consumidor a aproveitar aquele desconto e, em simultâneo, adquirir algum item diferenciado. Ou seja, o produto em oferta é o chamariz para vendas mais lucrativas.

Segunda Venda – No passo seguinte, um contato posterior com esse consumidor eleva as chances de transformá-lo em cliente recorrente.

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