Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Saiba Biotech prevê vacina contra o coronavírus em outubro

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

A esperança de uma vacina para frear as mortes causadas pela Covid-19 dá um certo ânimo nos mercados financeiros, e o laboratório suíço Saiba Biotech acredita ter chances nessa corrida desenfreada. As informações são do jornal Valor Econômico.

A companhia, que reúne cerca de 50 pesquisadores em seu projeto, espera ser a primeira a produzir a vacina e a inocular grande parte da população suíça já nos próximos meses.

Martin Bachmann, um dos fundadores do laboratório e chefe de imunologia da Universidade de Berna, aponta chances reais de a vacina ser bem sucedida. “Esperamos ter vacinas suficientes até outubro para imunizar a maioria da população suíça”, disse ao Valor. “Vamos começar com os grupos de risco, em particular os idosos e depois imunizar a maioria do resto da população. Não vamos imunizar crianças.”

A vacina em desenvolvimento pela equipe suíça tem uma abordagem diferente dos outros laboratórios. Utiliza as chamadas partículas semelhantes ao vírus. Injeta um vírus sintético não infeccioso para o homem e proporciona uma boa resposta imunológica.

Um protótipo foi desenvolvido em fevereiro, poucas semanas depois da identificação do novo coronavírus na China, e teve sucesso nos testes em ratos de laboratório, quando o soro neutralizou o vírus.

Para imunizar os suíços ainda neste ano, serão necessárias de 10 a 15 milhões de doses da vacina. Bachmann estima que o laboratório terá capacidade de produzir milhões de doses em um curto espaço de tempo.

Indagado se a Saiba tem o dinheiro para o desenvolvimento da vacina até o ponto em que ela possa ser produzida em grande escala, Bachmann deu uma resposta curta: “Sim.” O investimento é estimado em 100 milhões de francos suíços (US$ 103 milhões).

A Saiba reúne pesquisadores em Berna, Zurique, Waedenswill (Suíça), Riga (Letônia) e Anhui (China). A expectativa é de obter na Suíça a aprovação com base na fase II de testes. As autoridades suíças acompanham, sem comentários, limitando-se a informar que há outros três projetos de vacina contra o covid-19 em pesquisa no país.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente                 

Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/27/para-sanofi-questao-da-vacina-nao-e-quando-mas-quanto/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress