Saiba o significado e a história do símbolo farmacêutico

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O símbolo farmacêutico utilizado no mundo todo é o mesmo: a taça, com uma serpente enrolada. Tem sua origem na mitologia grega e na história

O símbolo farmacêutico utilizado no mundo todo é o mesmo: a taça, com uma serpente enrolada. Tem sua origem na mitologia grega e na história do centauro Chiron – criatura presente no imaginário da Grécia antiga, com cabeça, braços e dorso humanos, corpo e pernas equinos.

Veja também: Plano gratuito da Clinicarx viabiliza serviços clínicos em pequenas farmácias

Dentro da mitologia, Chiron seria uma exceção. Os centauros seriam conhecidos pela violência e selvageria, mas o que inicia a história do símbolo farmacêutico seria uma criatura voltada para a cura.

Siga nosso Instagram

Detentor dos segredos por trás das ervas medicinais, Chiron teria tido como discípulo o deus Asclépio (ou Esculápio), a quem transmitiu seus ensinamentos. O símbolo desse deus, que ganhou título de divindade da saúde, eram dois cetros, com cobras enroladas em ambos, o que dá origem ao símbolo da medicina.

Mas Asclépio acabou interferindo no ciclo natural das coisas. Usando seus poderes para dar vida aos mortos, a divindade teria despertado a ira de Zeus, deus supremo na mitologia grega.

Isso desencadeou um confronto entre ambos, culminando na morte de Asclépio por um raio. Com isso, Hígia, filha da divindade, se tornaria a deusa da saúde. Seu símbolo, uma taça, ganharia então as cobras, presentes no de seu pai.

Presentes no símbolo farmacêutico que é inspirado no de Hígia, ambas as partes teriam um significado específico. A cobra seria a ilustração do poder dessas divindades, assim como a taça representaria a cura.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas