Nos últimos anos, muito tem se falado sobre os sintomas de TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), uma condição neurológica crônica que vem assolando brasileiros de todas as idades, mas especialmente as crianças.
O TDAH não surgiu recentemente, mas, de tanto as pessoas procurarem o porquê de terem desatenção ou esquecimento recorrente, a onda de diagnósticos se fortaleceu.
Sintomas de TDAH
Entre os principais sintomas de TDAH estão:
- Hiperatividade
- Inquietação
- Desatenção
- Agressividade excessiva
“Esse crescente aumento de casos de TDAH reforça a necessidade de nos consultarmos com médicos desde os primeiros anos de vida, evitando assim problemas maiores no futuro. Outro ponto importante é a atenção com a aceitação de uma análise realizada somente por meio de sites de pesquisas. O médico precisa ser consultado antes de qualquer diagnóstico e medicação, para uma investigação completa”, afirma Regiele Viana, head de qualidade da Manipulaê.
Na verdade, o processo de diagnóstico do TDHA envolve uma avaliação clínica, histórico médico e comportamental detalhado, entrevistas com o paciente e familiares, além da observação do comportamento do paciente em diferentes contextos.
Vale lembrar que os sintomas do TDAH podem variar de pessoa para pessoa e podem ser mais predominantes em um dos subtipos (desatenção, hiperatividade ou impulsividade). Algumas pessoas apresentam principalmente sintomas de desatenção, enquanto outras podem apresentar uma combinação de sintomas de hiperatividade e impulsividade.
Tratamento
O tratamento geralmente é feito com uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir terapia comportamental, aconselhamento, educação sobre o transtorno e, em alguns casos, medicamentos.
As fórmulas manipuladas complementam o tratamento do TDAH fornecendo nutrientes essenciais para o cérebro, apoiando a função cognitiva e a concentração. Suplementos como ômega-3 e vitaminas podem ajudar a melhorar os sintomas e o bem-estar geral.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.