Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Saúde tem só 600 mil reagentes para testes de Covid-19, após contrato cancelado

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Um possível novo desabastecimento de reagentes para fazer os testes da Covid-19 acendeu o alerta de gestores da Saúde. Se, por um lado, o governo federal tenta evitar a inutilização de quase 7 milhões de exames do tipo PCR que vencem nos próximos dois meses, de outro não tem estoque robusto de um insumo necessário para processar as amostras: os chamados extratores de RNA.

O estoque do Ministério da Saúde é de 600 mil reações para extração de RNA, que possibilitam a identificação do vírus na secreção do paciente infectado. Uma aquisição de 10 milhões de insumos foi cancelada porque o contrato assinado pelo ministério está sob suspeita, conforme revelou o GLOBO.

A estimativa agora é que em 10 dias seja publicado um novo pregão para comprar cerca de 8 milhões de extrações. Do contrato antigo, a pasta recebeu 3 milhões de itens, antes do cancelamento da aquisição.

— O que preocupa é uma possível nova escassez desses insumos no mercado internacional. Vemos uma segunda onda de grandes proporções na Europa, Estados Unidos, e outros países, até mesmo os asiáticos. E, por outro lado, nos preocupa porque o contrato firmado pelo Ministério da Saúde que permitiu o fornecimento de insumos e equipamentos para agilizar essa primeira fase do procedimento, a extração do material genético, foi cancelado — afirmou Leonardo Vilela, consultor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em audiência na Câmara nesta quarta-feira.

A perspectiva de uma segunda onda de Covid-19 no país, que demandará mais testes, tem ampliado a cobrança de secretários de Saúde também em relação aos equipamentos que permitem um processamento automatizado, e portanto mais ágil, dos exames.

Até agora, Laboratórios Centrais (Lacens) de somente nove estados e do Distrito Federal receberam equipamento para extração automatizada: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.

— A solicitação das secretarias estaduais e do Conasems (que reúne os secretários municipais de Saúde) ao Ministério era que pudesse reforçar os Lacens, aumentar as plataformas de testagem e principalmente termos os equipamentos para fazer a extração automatizada do material genético, que aumenta e agiliza a capacidade de testagem — ressalta Vilela.

Continue lendo

A falta de reagentes para extração de RNA, que é o material genético do vírus, foi um problema ao longo do primeiro semestre do ano, atrasando a realização dos testes. Os estados se queixavam de receber o kit incompleto dos exames, sem o insumo necessário para processar as amostras.

Também houve desabastecimento de swabs e tubos de laboratório, em geral adquiridos pelas próprias secretarias locais de Saúde. Com a escassez dos itens no mercado por conta da pandemia, o Ministério da Saúde fez compras desses materiais, tendo distribuído, segundo informado nesta quarta-feira pela própria pasta, 5,5 milhões de swabs e 4,6 milhões de tubos.

No estoque do Ministério da Saúde, há cerca de 7,07 milhões de testes, dos quais 2,8 milhões vencem em dezembro, 3,9 milhões em janeiro, 212 mil em fevereiro e 70,8 mil em março. A pasta tenta, junto à Anvisa, estender o prazo de validade dos exames.

O Ministério afirma ter distribuído, até 21 de novembro, aos laboratórios públicos, 8,8 milhões de testes PCR, dos quais 7,2 milhões já foram realizados, ou seja, processados.

Fonte: Yahoo Brasil

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/08/testes-para-covid-19-entenda-a-situacao-no-brasil-e-tire-duvidas-sobre-os-exames-diagnosticos/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress