As drogarias brasileiras superaram a marca de 1,1 milhão de atendimentos relacionados aos serviços farmacêuticos e prescrições em 2024. Os dados inéditos, fazem parte do estudo da Clinicarx, apresentados pelo head comercial e de soluções, Jauri Siqueira Jr., durante o Abradilan Conexão Farma.
Segundo ele, a prescrição farmacêutica, prática permitida há mais de dez anos, ainda é um assunto que divide opiniões no mercado da saúde. Mas, os números não mentem: o atendimento é cada vez mais comum.
“A receita e o atendimento feito por um profissional da farmácia vem para aliviar o sistema de saúde. Não é uma substituição e, sim, mais um elo de ligação na jornada do paciente”, afirma o especialista.
Palestra detalhou os serviços farmacêuticos mais demandados
Durante a palestra, Siqueira Jr. também demonstrou que mais de 14 milhões de serviços farmacêuticos foram realizados, sendo que a medição da pressão arterial foi o mais comum.
A aplicação de injetáveis cresceu 41% no ano, totalizando 1,2 milhões de atendimentos. As vacinas também estiveram em alta, com mais de 300 mil doses aplicadas de 37 imunizantes diferentes. Mais de 4,8 milhões de exames e testes foram realizados nas farmácias, sendo que aqueles não-covid tiveram um incremento de 261%.
Prescrições farmacêuticas: produtos e medicamentos são os mais receitados
A Clinicarx analisou um recorte de 193 mil prescrições farmacêuticas para entender quais foram as práticas mais indicadas por esses profissionais. Produtos e medicamentos lideram a relação.
“Além da prescrição de MIPs, suplementos, cosméticos e fitoterápicos, esse atendimento tem gerado frutos, como a valorização do trabalho do farmacêutico”, finaliza Siqueira Jr.