Sintomas de TDHA em adultos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

TDHA em adultos

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA) é bastante comum nos dias de hoje, principalmente entre os adultos. Nessa faixa etária, os sintomas são geralmente bem diferentes dos que ocorrem em crianças. Enquanto os pequenos tendem a ser mais hiperativas e impacientes, os adultos costumam ter maior controle sobre si mesmos e são mais capazes de moderar suas emoções.

No entanto, os adultos com TDHA costumam ter dificuldade de focar, tendem a ser mais propensos à procrastinação e a evitar tarefas desafiadoras, além de apresentarem problemas com a memória de curto prazo, comunicação e socialização.

Confira quais os principais sinais de TDHA em adultos

Problemas de concentração – Os adultos com TDHA costumam apresentar sintomas de distração e complicações para se manter concentrados em tarefas às quais não estão interessados. Esta dificuldade de manter o foco nos assuntos e atividades que não são divertidas, mesmo quando não desafiadoras, pode ser um sinal do transtorno.

Ansiedade – A ansiedade é um dos sintomas mais comuns em adultos. Eles costumam ter dificuldades para lidar com situações que exigem um alto nível de habilidade mental, como testes e exames, o que leva a constantes níveis de ansiedade.

Dificuldade no relacionamento – Um dos sintomas mais difíceis de se detectar em adultos é a dificuldade em manter relacionamentos satisfatórios. Apesar de serem capazes de se relacionar com outras pessoas, os adultos com TDHA costumam ter problemas em entender o comportamento dos outros e estabelecer vínculos profundos e duradouros.

Diagnóstico em adultos

O diagnóstico costuma ser difícil de fazer. É importante que os pacientes com suspeita de TDHA procurem ajuda médica para que possam ser avaliados com cuidado. O médico fará uma análise do histórico do paciente e procurará por sintomas como sentimentos de desesperança, ansiedade ou depressão, assim como dificuldade de atenção, concentração e foco. Também pode ser necessário realizar uma série de testes para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento em adultos é bastante diferente do realizado em crianças. Ele costuma envolver a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é usada para ajudar os pacientes a gerenciarem melhor seus sintomas e aumentar sua autoconfiança. A TCC também pode ser usada para ajudar as pessoas a desenvolverem melhores habilidades de comunicação e melhorar suas relações interpessoais. O uso de medicamentos também pode ser recomendado para ajudar os pacientes a controlarem melhor seus sintomas.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas