Como obter o tão sonhado controle da ansiedade? Encontrar respostas nunca é tarefa fácil, mas felizmente existem formas de minimizar os quadros de ansiedade. Por aqui, vamos explorar os principais métodos para ajudar a melhorar os sintomas dessa doença.
Controle da ansiedade passa por mais compreensão do tema
O controle da ansiedade passa pela maior compreensão sobre o tema. Geralmente essas crises acompanham outras reações emotivas como o medo, preocupação, estresse ou tristeza. Todos esses sentimentos são normais e experimentados por todos aqueles que lidam esse distúrbio.
É importante compreender que a ansiedade tem diferentes tipos e intensidades. Algumas pessoas experimentam o nível moderado, que é facilmente contido, enquanto outros indivíduos apresentam sensações mais avançadas e acabam ficando incapacitados para a realização das atividades cotidianas.
Reconhecendo os sintomas da ansiedade
Um dos passos mais primordiais para controlar a ansiedade é reconhecer seus sintomas. Ficar atento às manifestações físicas e mentais do ansioso é uma ótima forma de começar a monitorar os sentimentos. As sensações mais comuns da ansiedade incluem:
- Taquicardia
- Ansiedade generalizada
- Problemas de concentração
- Sensação de nervosismo
- Problemas de sono
- Ataques de pânico
Controle a ansiedade
Agora que você conhece os sintomas mais comuns da ansiedade, aprenda algumas estratégias que vão ajudar a controlar as crises e minimizar os seus efeitos:
- Respire profundamente: quando os sintomas aparecerem, respire profundamente por alguns minutos, isso ajudará a relaxar o corpo, limpar e focar a mente.
- Concentre-se naquilo que pode controlar: às vezes, o estresse e a ansiedade são desencadeados por situações que fogem do nosso controle. Embora não seja possível mudar a situação, priorize as suas emoções e reações.
- Relaxamento muscular: uma ótima maneira de controlar a ansiedade é relaxar os músculos. Métodos eficazes como yoga, tai chi chuan ou ioga com bolas de tênis (ou bola de espuma), ajudam a desestressar.
- Desenvolva um plano de ação para momentos de crise: se você sente que está prestes a entrar em um ataque de ansiedade, é importante ter um plano de ação para ajudar a minimizar os sintomas. Aposte em algo prazeroso, como filme, músicas ou atividades relaxantes.
- Seja gentil com você mesmo: seja a sua prioridade, até mesmo quando estiver ansioso. É importante lembrar de se tratar com gentileza e compaixão, para que possa se sentir melhor e obter suporte quando necessário.
- Aposte no autocuidado: use técnicas de autocuidado, incluindo alimentação saudável, uma rotina adequada de sono, exercícios e práticas de meditação, ajudam a controlar a ansiedade.
A ansiedade é uma realidade mundial, mas não há razão para ficar desesperado. Reconhecer os sintomas da ansiedade e desenvolver hábitos adequadas são importantes para controlar ou minimizar os quadros sintomáticos. Ter um cotidiano mais saudável é a chave para melhorar a saúde mental e emocional.
Se você está lutando com crises de ansiedade, busque ajuda médica para avaliar o quadro e ter uma um tratamento personalizado.