Suzano anuncia compra da Kimberly-Clark por R$ 9,6 bilhões
Negócio formará uma joint venture constituída na Holanda
por César Ferro em
e atualizado em


Na última quinta-feira, dia 5, a Suzano anunciou a compra da Kimberly-Clark por sua subsidiária, a Suzano International Holding. A companhia desembolsou US$ 1,73 bilhão (R$ 9,6 bilhões) para formar a joint venture. As informações são do Estadão Conteúdo.
Com o negócio, a companhia assume 51% do capital social da nova sociedade, que foi constituída na Holanda. O controle de ativos referentes aos negócios de produtos de papéis para higiene pessoal ficará para a joint venture. Segundo determinado nas negociações, a Suzano terá a opção de compra dos 49% da sociedade detidos pela Kimberly-Clark, mas só daqui a três anos.
A empresa pagará em dinheiro e à vista, mas só no fechamento da operação, que pode ser concluída apenas em 2026. O acordo está condicionado à aprovação de autoridades regulatórias e à conclusão da reorganização societária da Kimberly-Clark.
Compra da Kimberly-Clark fez ações da Suzano subirem
Após o anúncio da compra, as ações da Suzano começaram a subir, fechando com alta de 6,31% e cotadas a R$ 52,90 na Bolsa de Valores (B3). Em 2023, a companhia já havia adquirido os ativos da mesma área no Brasil.
Em teleconferência com analistas, o CEO da Suzano, Beto Abreu, afirmou que as negociações levaram nove meses e não contaram com o auxílio de intermediários. A joint venture comandará fábricas situadas na América do Sul e Central, África, Ásia, Europa, Irlanda, Oceania, Oriente Médio e Reino Unido, totalizando uma capacidade produtiva de aproximadamente 1 milhão de toneladas de itens. Ficam fora da operação algumas unidades da Kimberly-Clark presentes nessas regiões listadas.
Aquisição decretará pausa em M&A
Abreu também afirmou que, com a formação da joint venture, a Suzano pausará seus projetos de M&A no curto prazo. “Não vejo novas iniciativas de fusões e aquisições em dois ou três anos. Temos que focar em entregas, e não em novas aquisições”, explicou.
Kimberly-Clark redesenhou área comercial em dezembro
De olho no crescente mercado de cuidados pessoais nas farmácias, a Kimberly-Clark resolveu redesenhar sua área comercial no último mês de dezembro. A operação seria dividida em dois braços: o das grandes redes, cuja venda é direta, e o atendimento das farmácias independentes por meio de distribuidoras.
Os números reforçam tal posicionamento. Segundo a companhia, 40% de seu faturamento de 2024 viria do varejo farmacêutico. O resultado estava em linha com o registrado pelo setor. Segundo a Mtrix, no ano retrasado, a busca por esses produtos cresceu 7,2% em comparação com 2022.