Kimberly-Clark redesenha área comercial para se aproximar das farmácias

Varejo farmacêutico representa 40% da receita da multinacional

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Kimberly-Clark
Estratégia visa atender demanda do consumidor / Foto: Divulgação

De olho no crescente mercado de cuidados pessoais nas farmácias, a Kimberly-Clark quer fortalecer sua presença no setor. E os números reforçam esse posicionamento. Segundo a companhia, em 2024, 40% de seu faturamento virá do varejo farmacêutico. O resultado está em linha com o registrado pelo setor. Segundo a Mtrix, em 2023, a busca por esses produtos nas farmácias cresceu 7,2% em comparação com o ano anterior.

O Panorama Farmacêutico recebeu, em primeira mão, a informação de que a multinacional irá redesenhar sua área comercial. A operação será dividida em dois braços: o das grandes redes, cuja venda é direta, e o atendimento das farmácias independentes por meio de distribuidoras.

Além disso, a fabricante adotará outras estratégias, como o fortalecimento da gerência de vendas no canal e o investimento em recursos analíticos proprietários, que ajudarão a melhorar a experiência tanto das lojas, quanto dos consumidores.

Relação da Kimberly-Clark com as farmácias será potencializada por IA 

Por meio de parcerias com empresas de tecnologia, uma das táticas adotadas pela Kimberly-Clark será uma inteligência artificial para definir o melhor sortimento para cada PDV. Segundo a fabricante, farmácias que adotarem as indicações podem ter um avanço na casa dos 70% em suas vendas, em comparação com aquelas lojas que não acatarem as sugestões.

“O abastecimento das lojas tem muitas complexidades envolvidas. Por isso, cada cliente que opta por adotar as nossas sugestões de mix se beneficia, maximizando sua rentabilidade e proporcionando a melhor experiência de compra para seus consumidores”, comenta o diretor de excelência comercial, Maury Mejlachowicz.

Mercado ainda está concentrado em poucas mãos 

Apesar do crescimento, o mercado de consumer health ainda não é tão capilarizado. Um estudo da IQVIA apontou que, nos últimos 12 meses até agosto, a movimentação total do segmento foi de R$ 103,6 bilhões, dos quais as 15 companhias com maior fluxo de vendas detêm 50,09% do faturamento no país.  A Kimberly-Clark figura na lista, ocupando a 10ª posição, com R$ 2,6 bilhões em vendas nas farmácias no período.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress