A falta de data para vacinação gerou nova cobrança por parte dos governadores dos estados. Nesta terça-feira, os gestores estaduais se reuniram por videoconferência com o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, e voltaram a cobrar um cronograma, mas não obtiveram data.
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, criticou a falta de definição por parte do governo.
— Nós temos hoje 10,8 milhões de doses de vacina no Brasil. Há perspectiva de chegar mais outras, cerca de 12 milhões de doses, nos próximos dias, e não temos um cronograma, não temos ainda aquilo que é necessário, como é que vai se dá todo esse processo de vacinação — disse ele, que também é representante do Fórum de Governadores.
Além de Dias, participaram da reunião o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o do Pará, Helder Barbalho; e o do Amapá, Waldez Góes.
O secretário Medeiros se comprometeu a falar com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o cronograma. Os governadores não foram informados sobre as conclusões da reunião do ministro com o presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira, para discutir aspectos relacionados à vacinação.
A expectativa é que na próxima semana haja nova reunião dos governadores com membros do Ministério da Saúde, a Anvisa e as empresas produtoras de vacina, além de outros atores envolvidos na estratégia de vacinação. Os governadores também convidaram as presidências da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal para o evento por videoconferência.
— Se é a vacina quem vai nos tirar desse risco, inclusive da presença do coronavírus com mutação no Brasil, que vai salvar vidas, por que não colocamos como total prioridade sentar à mesa? Tomar uma decisão a partir de um cronograma, que é claro, possa seguir a ciência, obrigatoriamente. Mas com agilidade de uma situação de calamidade — afirmou.
Fonte: Yahoo Finanças
Veja mais em também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/12/21/grupo-ultra-poe-extrafarma-a-venda/