Com soluções 360º para terceirização de marca própria e foco em nutracêuticos, a Rafa Media & Branding acumula trabalhos para a indústria e agora aposta na crescente demanda de rede de farmácias por projetos do gênero. Em operação desde 2017, a agência tem 80% do volume de negócios gerado por players do canal farma.
A empresa vem ganhando terreno ao aproveitar dois mercados em franca ascensão – a categoria de suplementação alimentar e o segmento de marca própria no varejo farmacêutico, avaliado em R$ 4,6 bilhões. “Chegamos a desenvolver 400 projetos em um ano, gerando R$ 1 bilhão de faturamento para nossos clientes em 2021”, destaca o CEO Rafael Ribeiro.
Com mais de 20 anos de atuação em comunicação e marketing, o executivo especializou-se em design e liderou o setor de criação da Probiótica no início da última década. “Por ser também atleta, aproveitei essa experiência para agregar o olhar profissional e o do consumidor”, relembra.
Em uma imersão por lojas de produtos nutricionais nos Estados Unidos, Ribeiro detectou o potencial das marcas próprias e entendeu que, em pouco tempo, esse movimento seria replicado no Brasil. Depois da Probiótica, ele ainda foi diretor de marketing do Grupo Gmill, distribuidora de medicamentos presente no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Mas não demorou para a inspiração do mercado norte-americano o mover rumo ao voo solo.
Respaldada pela vivência no setor farmacêutico e seu conhecimento acumulado na área de suplementação, a agência atraiu indústrias como Arte Nativa e Herbamed para conceber o design de produtos. Em um projeto recente, a Herbamed contou com o know-how da Rafa Media & Branding para realizar todo o projeto de criação da linha de magnésio MagPlus. “Promovemos desde a pesquisa de mercado até as soluções de identidade visual da marca, conceito gráfico e elaboração das embalagens, passando pelo planejamento de produção com a empresa”, explica.
Outro caso de sucesso envolveu a Prevent Pharma, que contratou a agência no fim de 2019 para criar a marca, branding e toda sua linha de produtos. Mas a eclosão da pandemia e as medidas de isolamento social exigiram uma revisão completa dessa estratégia. “Apesar do impacto inicial, o portfólio com mais de 70 SKUs ganhou tração e a empresa já tem faturamento anual milionário com a categoria”, celebra.
Terceirização de marca própria no alvo do varejo
À medida que avançavam os projetos de terceirização de marca própria para a indústria, redes de farmácias também começaram a acionar a agência para ajudá-las a prospectar fornecedores. “Nas primeiras consultas, indicávamos fabricantes organicamente. Mas logo entendemos que poderíamos atuar como uma ponte entre indústria e varejo, tanto que inserimos até treinamentos de vendas desses produtos para os colaboradores”, comenta.
A agência, inclusive, está em negociações avançadas com duas redes com mais de 400 lojas cada. “É um terreno fértil para as redes de médio porte e associações de farmácias que iniciam um plano de expansão. Hoje, o PDV paga cerca de R$ 20 por unidade de nutracêutico. Ter um produto próprio tende a custar metade desse valor. E a farmácia pode fazer um trabalho de fidelização com o cliente, orientando o jovem que busca qualidade de vida e até o público sênior preocupado com a imunidade”, avalia.