Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Covid-19: Testagem rápida nos bairros mostra alto número de infectados

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A oferta de testes rápidos para Covid-19 para os moradores de bairros-alvos de medidas restritivas está entre as ações adotadas pela Prefeitura para conter a proliferação da doença na cidade. Somente na primeira semana de testes nos bairros da Boca do Rio, Plataforma, Nazaré e Pituba, 232 pessoas foram identificadas com sorologia positiva para o novo coronavírus, conforme balanço divulgado ontem pela administração municipal. Ao todo, 2.344 exames foram realizados nesses quatro bairros, durante esse período.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Dos 80 testes realizados, ontem pela manhã, no final de linha do bairro de Plataforma, 20 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19. O mesmo número de testes foi aplicado na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, e por lá 21 pessoas testaram positivo.

farmacêutica Keila Cassiana, 26 anos, o pai dela, o funcionário público Djanilson Souza, 50, e a irmã, Ana Clara, 6, estão entre as 80 pessoas que fizeram o teste rápido na manhã de ontem na Pituba. Keila conta que a família resolveu fazer o teste após a mãe dela testar positivo. Apesar do seu teste ter dado negativo, ela não escondia a preocupação com os resultados dos testes do pai e da irmã, que ainda não tinham sido divulgados. “Não subestimo a doença, já perdi uma pessoa próxima para a Covid-19”, afirmou ela, referindo-se à morte, na semana passada, de um pastor da congregação da igreja que ela frequenta.

Membro do Centro de Operações de Emergência do Coronavírus (COE), Helena Lima, ressalta a importância de apenas pessoas com algum sintoma da doença se submeterem ao teste, como tosse ou febre.

“O teste rápido é um teste sorológico, que identifica o anticorpo que o indivíduo está produzindo frente ao vírus”, explica. “Mais importante do que a ansiedade em saber se tem ou não o vírus é manter as medidas de isolamento e a higiene, inclusive do domicílio, para que o vírus não se espalhe e acabe infectando outros moradores da residência”, diz.

Na linha de frente

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou, ontem, que a Prefeitura fará a testagem rápida em 31.470 profissionais que atuam na linha de frente ao combate ao novo coronavírus e à Covid-19.

“Essa medida tem dois objetivos. Primeiro, trazer segurança e conforto ao ambiente de trabalho, dar condições a esses trabalhadores de continuar fazendo a sua atividade sem tanto medo e preocupação com a contaminação, porque, eventualmente, se alguém tiver com o coronavírus, vai ser afastado do trabalho”, disse. “O outro objetivo é impedir que essa pessoa seja um vetor de transmissão. Como lida com muita gente no dia a dia, se ela tá com o vírus, e não sabe, pode acabar transmitindo. É uma proteção a todo o cidadão da nossa cidade”, acrescentou o prefeito.

A partir de hoje e pelos próximos sete dias, a aplicação dos testes será feita nos bairros da Liberdade, Lobato e Bonfim – incluídos entre os que aplicarão as medidas restritivas – e continuam em Plataforma, onde as medidas foram prorrogadas.

Fonte: A Tarde – BA

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/05/20/eurofarma-planeja-lancar-22-genericos-em-2020/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress