Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Teste para Covid-19: redes de farmácias ofertam PCR utilizando saliva

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

As redes de farmácias passaram a ofertar, durante a pandemia, testes rápidos de Covid-19. Mas, recentemente, surgiu uma nova tecnologia que está sendo oferecida ao público nesses estabelecimentos: um teste do tipo PCR-Lamp que indica por meio da análise de saliva de forma não invasiva se a pessoa está ou não infectada pelo vírus Sars-Cov-2.

Veja também: Drogaria Coop em Santo André passa operar 24h com serviço de entrega

Desde o início de 2021, mais de 500 unidades de farmácias da rede Pague Menos e RD-Raia-Drogasil em Curitiba, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro passaram a oferecer ao público o kit meuDNA Covid, com esta tecnologia. O custo é de R$ 179 em uma das redes, no mês de fevereiro.

Siga nosso Instagram

Conforme informações divulgadas pela meuDNA, uma healthtech responsável pela tecnologia, dentre as opções oferecidas pelas drogarias esta é a única que conta com 99% de acurácia no diagnóstico, a qualidade de um laboratório – a Mendelics, líder em sequenciamento na América Latina – e com a tecnologia nacional validada pelo Hospital Sírio-Libanês, parceiro nesse desenvolvimento.

É necessário agendas a coleta do teste, que é feita no próprio estabelecimento. Isto pode ser feito pelo site https://meudna.com/teste-covid. As amostras são recolhidas diariamente e vão para o laboratório, 24 horas depois que chega para análise molecular, que identifica se há presença do coronavírus, o usuário recebe o resultado por e-mail ou SMS.

PCR-Lamp: ferramenta para barrar alta da contaminação

‘Nós, como uma empresa de saúde, entendemos que estava na hora de levar à farmácia uma ferramenta segura para que as pessoas pudessem saber com mais exatidão se estão doentes e, então, planejar os momentos em que não é possível ficar em casa, sem colocar outras pessoas em risco’, detalha Cesário Martins, diretor do meuDNA. De cada 100 pessoas não infectadas, menos de um indivíduo terá um resultado de falso positivo e esse é o melhor cenário existente hoje para testes de coronavírus, representando 99% de acurácia.

De acordo com informações divulgadas pela empresa, o meuDNA Covid utiliza como base do diagnóstico a técnica PCR-LAMP (Amplificação Isotérmica Mediada por Loop). Assim como o RT-PCR, o teste considerado ‘padrão ouro’, ela identifica o RNA do vírus nas células da pessoa infectada desde a fase inicial. Ou seja, trata-se de uma maneira de testagem da infecção ativa, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a melhor ferramenta para rastrear o vírus e impedir a transmissão.

A diferença é que o PCR-LAMP não depende do swab nasofaríngeo (coleta de secreção nasal) nem dos reagentes e equipamentos importados. Para o PCR-LAMP, a amostra coletada é de saliva em um tubo estéril, completamente indolor.

Fonte: Saúde Debate

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress