A semana de 5 a 11 de julho registrou o segundo menor percentual de casos da Covid-19 neste ano, com 40.554 confirmações de um total de 217.085 testes realizados nas farmácias brasileiras – 18,7%. No entanto, a análise dos números por unidade da Federação demonstra um cenário ainda preocupante.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), 14 estados tiveram aumento no índice de infectados em comparação à semana de 24 a 30 de maio, período que apresentou o pico na procura por testagens e no volume de resultados positivos.
O avanço aparece em seis estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe), três do Norte (Amapá, Roraima e Tocantins), dois do Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso do Sul), dois do Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo), além do Paraná. Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram estabilidade.
“As variantes da Covid-19 podem colaborar para esses números. Naturalmente, é necessário que o processo de vacinação se torne mais ágil e as medidas de distanciamento social sejam preservadas para conter esses números”, ressalta Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
O total de testagens desde o início da implementação do serviço, em abril de 2020, chegou a 8.877.465, sendo 1.892.795 positivos (21,32%) e 6.984.670 negativos (78,68%) para o novo coronavírus.
Casos positivos por estado
(% sobre total de testes e evolução julho/21 x maio/21)
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/elfa-cria-plataforma-para-integrar-farmaceuticas-e-planos-de-saude/