O maior canal de informação do setor

Teste de gravidez: 5 perguntas respondidas

38.671

O famoso teste de gravidez que pode ser comprado nas farmácias é um grande auxiliar das mulheres quando há uma suspeita de gestação.

O famoso teste de gravidez que pode ser comprado nas farmácias é um grande auxiliar das mulheres quando há uma suspeita de gestação. Mas quem realiza esse teste pode ficar inseguro quanto a sua eficácia. Por isso, nesse texto iremos esclarecer algumas dúvidas sobre ele.

Veja mais em Farmacêuticas aumentam preço de 600 medicamentos nos EUA

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Em primeiro lugar, é importante salientar que, apesar de existirem diferentes testes de gravidez no varejo farmacêutico, todos realizam a análise da mesma maneira. Quando o embrião se fixa na parede do útero, a placenta começa a ser produzida e junto com ela o hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), que é exatamente o que é detectado pelo teste.

Siga nosso Instagram

Qual a diferença para o teste de gravidez feito em laboratório?

O teste de gravidez, tanto o feito em laboratório quanto o comprado nas farmácias, segue o mesmo principio. Ele vai procurar o hormônio HCG, a diferença é onde. O primeiro analisará a presença no sangue, enquanto o segundo, na urina.

A diferença essencial é que, no de sangue, além de se poder quantificar a dosagem do hormônio, ele é mais sensível, notando a gravidez até uma semana da implantação do óvulo dentro do útero.

Pode dar falso-positivo no teste de farmácia?

É difícil que um falso-positivo seja registrado exatamente pelo fato do teste de gravidez vendido nas farmácias analisar exatamente o hormônio produzido pela placenta.  A taxa de eficácia desse teste fica entre 70% a 95%.

Mas, é importante reforçar que, esse percentual de acerto só se aplica se o teste for realizado da maneira correta. Sempre respeite o tempo de leitura e siga estritamente o manual.  O que também ajuda para um resultado assertivo é fazer o exame um dia após o atraso menstrual.  O material utilizado para a coleta também deve estar limpo e esterilizado, para não interferir no resultado.

Além dos fatores externos (erros na execução do exame), alguns fatores internos também podem gerar falso-positivo:

  • Abortos
  • Doenças raras que aumentam a excreção de proteínas na urina
  • Partos precoces

Devo fazer testes diferentes?

Para poder se iniciar o pré-natal após um testes de gravidez positivo, caso esse resultado seja obtido por um teste de farmácia, é interessante realizar também um teste laboratorial. Também pode ser indicada uma ultrassonografia para confirmar a gestação.

Existe teste de gravidez acessível?

Deve ser produzido e distribuído em larga escala nos próximos anos o primeiro teste de gravidez acessível para mulheres cegas ou com dificuldades para enxergar. Esse teste foi criado por Josh Wasserman um designer independente do Reino Unido, em parceria com a Royal National Institute of Blind People (RNIB).

No geral, seu funcionamento é similar ao demais comercializados em farmácia. O que muda é a forma de expor o resultado. Quando o resultado é positivo, bolinhas se elevam no teste, possibilitando que a futura mamãe leia o resultado pelo tato.

O teste também é maior e possui algumas alterações táteis para facilitar seu uso. Além disso, ele vem em tons de amarelo e rosa intensos, para facilitar o uso por pessoas que enxergam cores. A RNIB agora está em contato com laboratórios, para que o protótipo seja desenvolvido em larga escala.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação