Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Transformação digital do setor ainda está lenta no Brasil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Apesar de reconhecer a importância das vendas online e da tecnologia, o setor farmacêutico ainda caminha a passos lentos no rumo da transformação digital. É o que aponta uma pesquisa da IQVIA obtida com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico, envolvendo 193 executivos de 90 empresas da indústria e do varejo.

A percepção sobre a relevância do e-commerce é um dos pontos que mais chama a atenção no levantamento. Os entrevistados foram questionados sobre como avaliavam esse sistema antes do isolamento social. Enquanto 42% dos profissionais da indústria acreditavam que ele cresceria muito neste ano, apenas 13% de representantes do varejo entendem o mesmo. Mais impressionante é que 63% dos varejistas e 54% dos executivos de laboratórios apostavam em crescimento até menor neste ano.

Como você avaliava a importância do e-commerce antes do isolamento?

 

“Isso demonstra que o mercado ainda não valorizava o comércio digital, mesmo diante de uma clara mudança no perfil do consumidor. E ao mesmo tempo, as impressões são bem divergentes entre indústria e varejo, o que reforça a importância de uma relação colaborativa mais eficiente”, comenta Rodrigo Kurata, diretor de Pharma/RX e Consumer Health da IQVIA.

As diferenças também ficam evidentes na análise das categorias que tendem a ganhar presença no e-commerce. Enquanto as redes de varejo indicaram os produtos farmacêuticos e dermocosméticos como mais promissores, as indústrias apostam no OTC.

Transformação digital

A transformação digital é vista como muito importante para 87% dos respondentes e importante para 13%. Mas a missão de colocá-la em prática é preocupante. Segundo a pesquisa, 43,3% afirmaram que esse processo se encontra em estágio inicial com ações isoladas ou nem começou. Outros 33,3% destacaram que existe um plano coordenado, mas ele ainda é incipiente. Somente 1,2% avaliam esse processo como avançado.

Em qual estágio você considera que esteja a sua companhia na transformação digital?

 

Relação com stakeholders

Na pergunta dirigida especificamente aos executivos da indústria farmacêutica, fica clara a necessidade de reforçar a tecnologia na interação com os clientes e o varejo. Enquanto 70% sinalizam que o uso da transformação digital no relacionamento com os médicos está em um nível médio ou bom, o percentual despenca para 48% entre os pacientes e 45% no PDV.

Como você julga que sua empresa está aplicando transformação digital para engajar com os stakeholders?

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/29/farmacias-perdem-lucratividade-sem-apostar-na-venda-de-produtos-pet/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress