Maior farmácia da Índia projeta faturamento de R$ 6 bilhões

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ÍNDIA

Foto: ReproduçãoCom 5.790 PDVs espalhados por mais de 400 cidades em 20 estados e quatro territórios, a Apollo Pharmacy é considerada a maior farmácia da Índia. A rede projeta um faturamento de R$ 6,2 bilhões em 2024. A abertura de novas lojas gravita, em média, entre 400 a 500 novos PDVs por ano.

“Além de aumentar a capilaridade nas lojas físicas, a meta da rede também é expandir para o varejo online, cujas vendas estão começando a crescer”, afirma o CFO Akhileswaran Krishnan.

A companhia pertence ao Apollo Hospitals, um dos principais ecossistemas de serviços de saúde do país que, além do braço varejista, opera mais de 70 hospitais, centros de cuidados primários e de diagnóstico e clínicas de telessaúde. Todos estão interligados por uma plataforma omnicanal denominada 24/7. Fundado por Prathap C. Reddy em 1983, o grupo é reconhecido como um dos maiores prestadores de cuidados de saúde integrados na Ásia.

Dentro da maior rede de farmácias da Índia, os consumidores têm acesso a consultas médicas virtuais, exames laboratoriais e pacotes de saúde com serviços de coleta domiciliar de amostras e entrega de medicamentos nas lojas, o que torna a experiência de saúde conveniente, confiável e acessível para toda a população. Além de um sortimento completo de medicamentos genéricos e de marca, a rede implementou novas categorias na área de reabilitação, imunidade, saúde vitamínica, minerais e suplementos e conta com uma vasta gama de produtos ayurvédicos e itens de marca própria disponíveis no PDV.

A expansão meteórica da maior farmácia da Índia

A responsável pelo acelerado processo de expansão da Apollo Phramacy foi Padma Vibhushan Prathap C Reddy, presidente dos Hospitais Apollo. Até o início de 2000, a rede operava cerca de 100 farmácias de varejo, acrescentando em média 30 a 40 novas lojas a cada ano. Para cumprir a meta do fornecer medicamentos de qualidade 24 horas por dia, em todos os cantos do país, a vice-presidente executiva do grupo, Shobana Kamineni, decidiu seguir um caminho de expansão mais rápida.

“Foi perseguida uma estratégia agressiva de crescimento, com a meta ambiciosa de abrir mil lojas em mil dias e esta tarefa hercúlea foi alcançada”, afirma. Para continuar a crescer rapidamente, bem como para estabilizar as operações comerciais existentes, foi criada uma nova divisão de construção, operação e transferência, o que permitiu construiu milhares de novas farmácias.

As peculiaridades do varejo farmacêutico indiano e seu modelo de negócios atraiu a atenção da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que preparou uma missão técnica para o país em outubro.

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