Uso de ivermectina afetou saúde reprodutiva de 85% dos homens, aponta estudo
por Ana Claudia Nagao em
Um estudo feito por três universidades da Nigéria aponta que o uso do medicamento ivermectina pode afetar a saúde reprodutiva de homens. O levantamento mostra que 85% dos participantes desenvolveram algum tipo de problema neste sentido.
A pesquisa foi feita a partir da análise de 385 pacientes, todos usaram a ivermectina. Os resultados apontam que 85% deles desenvolveram algum grau de disfunção reprodutiva. A conclusão dos pesquisadores é que “houve uma significativa queda na quantidade de espermas do paciente após o uso de ivermectina”.
A ivermectina é usada normalmente no combate à parasitas, mas, de forma errada, foi recomendado no combate à covid-19, como tratamento preventivo. No Brasil, o remédio chegou a integrar o chamado “kit covid”, composto por medicamentos ineficazes contra a doença desenvolvida pelo coronavírus.
Até o momento, não há nenhum remédio capaz de prevenir contra a covid-19, além da vacina.
O FDA, agência de medicamentos dos Estados Unidos, não permitiu o uso da ivermectina no tratamento da doença, nem mesmo para animais. “Nunca use medicamentos para animais em você ou em outras pessoas”, alertou a agência. Ainda assim, algumas pessoas chegaram a utilizar.
Fonte: Portal YAHOO
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/congresso-da-abrafarma-reflete-sobre-a-farmacia-no-pos-pandemia/
Formada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atua na área há 30 anos. Conquistou recentemente o prêmio Especialistas da plataforma Negócios da Comunicação.
Ana Claudia Nagao possui 3281 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.