Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Vacina da Moderna para crianças menores de 6 anos é até 44% eficaz contra ômicron

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Moderna anunciou que sua vacina de duas doses contra covid-19 é eficaz contra a variante ômicron em crianças menores de 6 anos. Segundo a fabricante, a taxa de eficácia varia conforme a faixa etária: de 6 meses a 2 anos é de 44%; de 2 a 5 anos é de 38%.

Agora, a empresa pedirá à Food and Drug Administration (FDA, espécie de Anvisa norte-americana) que conceda autorização de uso emergencial da vacina para crianças menores de 6 anos, disse o CEO Stephane Bancel em comunicado reportado pela CNBC. A vacina da Moderna é atualmente aprovada pela FDA para adultos com 18 anos ou mais, e a fabricante já pediu autorização para sua vacina em crianças de 6 a 11 anos.

Testes clínicos

A Moderna disse que não foram identificadas novas preocupações de segurança em crianças menores de 6 anos. Segundo a empresa, não foram relatados óbitos ou casos de miocardite e pericardite, dois tipos de inflamação cardíaca que haviam sido observadas após a segunda dose das vacinas da Moderna principalmente em homens mais jovens.

A Moderna disse que os efeitos colaterais em crianças pequenas foram leves e relatados com mais frequência após a segunda dose. Cerca de 17% das crianças com menos de 2 anos e 14% das crianças de 2 a 5 anos desenvolveram febre.

Assim como no Brasil, crianças menores de 5 anos são a única faixa etária nos Estados Unidos que ainda não é elegível para a vacinação contra o covid. Segundo o Centro de Controle de Doenças do país, as hospitalizações de crianças nessa faixa foram cinco vezes maiores durante o pico de ômicron em janeiro, na comparação com a onda delta do ano passado.

A vacina da Moderna não está disponível no Brasil.

Fonte: Época Negócios

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress