Como potencializar as vendas na Black Friday pelo WhatsApp

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Foto: Freepik

As vendas na Black Friday já ocupam o centro das atenções no varejo. No Brasil, essa data nasceu muito atrelada ao ambiente digital. E em um país onde o WhatsApp vem ganhando relevância como canal de compras, as farmácias têm uma oportunidade de potencializar os negócios por meio dessa plataforma.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Wake em parceria com a Opinion Box, veiculada pelo portal SA Mais Varejo, 66% dos consumidores pretendem ir às compras nessa Black Friday. E 31,3% dos entrevistados afirmaram que, para receber comunicação e propagandas de marcas, a plataforma preferencial seria o aplicativo de mensagens instantâneas.

 

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O WhatsApp também já vem conquistando os gestores. A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) aponta que 46% das maiores empresas do setor utilizam a ferramenta. Já a RD Station revela que 70% dos profissionais de vendas entendem ser este o canal mais eficaz para dialogar com os clientes.

Automatização no WhatsApp potencializa vendas na Black Friday

Para o CEO da VendaComChat, Marcos Shütz, uma boa estratégia para aumentar as vendas na Black Friday por meio do WhatsApp é o uso da automatização. Mas o executivo destaca que o momento para agir é agora.

“Campanhas prévias ajudam não apenas a expandir a base de contatos, como também a alimentar a expectativa dos consumidores. Ao anunciar ofertas e descontos especiais que estarão disponíveis, as marcas despertam o interesse e a excitação, incentivando os clientes a se planejarem para as compras”, afirma.

As soluções do WhatsApp possibilitam ainda a coleta e análise de dados sobre o comportamento do consumidor. Essas informações respaldam, inclusive, o desenvolvimento de ofertas personalizadas.

“Por meio do agendamento de mensagens, sejam confirmações de serviços ou lembretes de promoções, você consegue diminuir o peso sobre sua equipe, que poderá focar seus esforços no atendimento interpessoal. Além disso, as ferramentas de automatização podem ser usadas para gerenciar as mensagens, garantindo que, apesar do alto volume, todas sejam atendidas”, exemplifica.

Atendimento personalizado é cereja do bolo

A Black Friday e outras datas sazonais cumprem seu papel de levar novos clientes para a sua farmácia, mas e depois? Como fidelizar esse consumidor e fazer ele voltar à sua loja?

É aí que entra o trabalho de pós-venda. “Envie mensagens de agradecimento personalizadas após a compra, usando nome e o produto adquirido. Enviar também pesquisas de satisfação logo após a conclusão de um atendimento pode proporcionar um feedback instantâneo”, aconselha.

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