Vendas para o governo podem representar um horizonte promissor para pequenas farmácias ampliarem seus canais de comercialização e fontes de receita. Segundo reportagem do Estadão, órgãos nas esferas federal, estadual e municipal vêm investindo em licitações para compra de produtos ou serviços e a oportunidade pode representar uma fonte alternativa de renda. O Panorama Farmacêutico, inclusive, conta com uma seção exclusivamente dedicada a divulgar essas oportunidades na esfera pública.
Pequenas e médias redes de farmácias podem focar na venda para prefeituras de municípios de menor porte. Segundo o consultor Leonardo Ladeira, CEO do Portal de Contas Públicas, é preciso ler com atenção as regras determinadas pelo edital.
“É importante analisar se a empresa realmente consegue cumprir com todos os requisitos e se ela tem capacidade de entregar o que foi pedido no prazo estipulado, sem comprometer o próprio caixa”, avalia. O prazo com fornecedores, fluxo de entrega e a precificação devem ser observados antes mesmo de concorrer em um determinado edital.
Essa atenção deve ser redobrada porque, a partir do momento que os contratos são firmados, rompê-los pode levar ao pagamento de multa, que pode girar em torno de 20% do valor da compra. Em casos específicos, é possível pedir um adiamento do prazo de entrega, caso exista uma justificativa plausível.
Segundo Ladeira, apesar da má fama, o governo tende a realizar os pagamentos para as empresas em dia, e eventuais atrasos podem ser estipulados e considerados na precificação. O mais importante, porém, é seguir à risca todos os pontos pedidos na licitação para evitar com que o atraso ocorra pelo não cumprimento de pontos estipulados no edital.
Como vender para o governo?
É possível encontrar editais de licitação em diferentes ambientes e sites públicos. O Compras.gov.br é gerido pelo governo federal e reúne licitações de entidades da esfera federal, mas que também pode ser utilizado por Estados e municípios.
Para acessá-lo basta se cadastrar na própria plataforma.
No Portal Nacional de Contratações Públicas, é possível encontrar todas as licitações de entes públicos do País. O site foi criado a partir da nova Lei de Licitações, de 2021, que obriga os órgãos a divulgarem seus editais por meio da plataforma.
A depender da busca, ainda é possível encontrar editais nos sites dos próprios órgãos públicos para os quais se deseja vender, como prefeituras ou governos estaduais. Vender para o governo pode ser uma estratégia complementar, caso a empresa tenha um lote de produtos sobrando, deseja fazer giro e vendê-lo com uma base baixa.